terça-feira, 7 de dezembro de 2010

0

Novo tratamento padrão para câncer de mama em estágio inicial

A oncologia espanhola estabeleceu um novo padrão de tratamento para o câncer de mama em fase inicial, graças aos resultados de um novo estudo, cujos resultados sugeriram que a introdução de uma droga chamada docetaxel, na quimioterapia, reduz o risco de recorrência em 32 por cento das mulheres com alto risco, mas com nódulo negativo, em câncer de mama em estágio inicial, quando o câncer ainda não se espalhou para os linfonodos.

O objetivo da pesquisa foi testar a eficiência entre uma combinação de drogas de docetaxel e ciclofosfamida (TAC) em comparação com o tratamento tradicional com doxorrubicina, fluorouracil e ciclofosfamida (FAC).

1.060 mulheres participantes do estudo foram aleatoriamente designadas para receber TAC ou FAC, após o tratamento cirurgico. Elas receberam um dia de tratamento a cada três semanas, durante seis ciclos.

Os critérios científicos avaliados foram: sobrevida livre de doença, sobrevida global, os níveis de segurança do tratamento e a qualidade de vida.

Os resultados, após seis anos, têm demonstrado que a terapia adjuvante com base no TAC reduz o risco de recorrência em 32 por cento e melhora a sobrevida livre de doença. Quase 90 por cento das pacientes permaneceram livres da doença após esse período.

"É um passo para tratamentos personalizados deste tumor, uma vez que o objetivo é ministrar apenas as terapias voltadas a causar benefícios, evitando os efeitos secundários", disse Miguel Martinho do hospital Gregorio Maranon, em Madrid.

Os resultados foram publicados no New England Journal of Medicine.

Traduzido de matéria publicada em M&DINDIA em 05/12/2010. Leia original aqui.

Comentários: