quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

0

Novo anticorpo monoclonal contra o Linfoma não-Hodgkin

A Roche anunciou na 52ª reunião anual da Sociedade Americana de Hematologia, encerrada ontem em Orlando, EUA, novos dados de eficácia de Fase II, obtidos a partir do GA101, composto experimental (RG 1759) para o tratamento de linfoma não-Hodgkin (NHL) indolente ou agressivo, reincidente / refratário, uma forma comum de câncer do sangue. Este é o primeiro anticorpo monoclonal especificamente concebido para melhorar a destruição de células neoplásicas B induzindo a outras células do sistema imunológico a atacá-las diretamente ou através da indução de morte celular.
O
 GA101 é um anticorpo monoclonal experimental que se liga à proteína CD20 presente nas células B neoplásicas. O complexo foi projetado especificamente para aumentar a destruição das células tumorais, induzindo ou outras células do sistema imunológico a atacá-las diretamente, ou através da indução de morte celular. O GA101 é o primeiro monoclonal anti-CD20 glicoprocessado tipo II que entra em ensaios clínicos para linfoma não-Hodgkin, e está sendo testado em diversos estudos de fase III, incluindo comparações diretas com o rituximab.
Os resultados, apresentados no 52º Encontro Anual da Sociedade Americana de Hematologia (ASH), em Orlando (Florida) têm mostrado taxas de resposta promissoras em pacientes com linfoma não-Hodgkin indolente ou agressivo, que são muito difíceis de tratar, que não tenham respondido a terapias anteriores, incluindo o tratamento com rituximab.
Os dados surgiram a partir de dois ensaios de Fase II.
No primeiro estudo de Fase II em linfoma não-Hodgkin agressivo, os pacientes tinham sido submetidos a tratamentos anteriores (média de 3 linhas de tratamento) e 63% não responderam ou apresentaram progressão da doença no prazo de 6 meses de tratamento com rituximab. Quase um terço dos pacientes responderam ao tratamento com GA101 (11 de 40 pacientes). Para os pacientes que deixaram de ser responsivos ao rituximab, a taxa de resposta foi de 25%.
No segundo estudo de Fase II em linfoma agressivo não-Hodgkin recidivado / refratário, na população total com linfoma agressivo não-Hodgkin, que havia sido pré-tratada intensivamente, 55% dos pacientes responderam ao tratamento com GA101, com uma sobrevida mediana livre de progressão de 11,3 meses. Para os pacientes que deixaram de ser responsivos ao rituximab, a taxa de resposta foi de 50%.
"Estamos satisfeitos em poder anunciar estes novos dados para o GA101 em ensaios de Fase II", disse Hal Barron, Diretor de Desenvolvimento Global da Roche. "Os resultados do GA101 neste grupo de pacientes com dificuldade de tratar linfoma folicular não-Hodgkin são animadores, e em breve esperamos fornecer mais dados importantes do programa de desenvolvimento clínico envolvendo o GA101.
Traduzido e condensado de  Scienza e Farmaci. Leia original aqui.

Comentários: