sábado, 4 de dezembro de 2010

1

Informatica: já disponível novo e poderoso banco de dados on-line sobre o câncer

O novo banco de dados, conhecido como canSAR (sigla em inglês para  The Cancer Research UK-funded database), foi desenvolvido por pesquisadores do Cancer Research UK's Centre, para o Cancer Therapeutics at The Institute of Cancer Research (ICR) para disponibilização fácil e rápida aos cientistas do mundo todo. Pela primeira vez, reúne todos os dados biológicos, químicos, farmacológicos e eventualmente clínicos relevantes sobre os genes e proteínas importantes em cada tipo de câncer, de uma forma que ajuda muito na descoberta de novas drogas.

D
isponível gratuitamente desde 29/11/2010, o canSAR permitirá aos cientistas e clínicos pesquisar através de dados relacionados ao câncer e obter informações em todo o espectro da investigação - da Genômica aos Ensaios Clínicos - em uma fração do tempo que antes se levava para se obter essas informações.

"Com a quantidade sem precedentes de dados eletrônicos gerados pelas modernas técnicas de investigação molecular, a demanda por um recurso que reúna todas estas informações e faça com que estejam disponíveis em um formato claro e controlável é maior do que nunca. Anteriormente, a informação estava armazenada em vários locais e formatos diferentes, o que limitava a sua utilização efetiva pelos pesquisadores”, disse o Dr Bissan Al-Lazikani, que liderou a equipe de investigação que desenvolveu o canSAR.

"Os cientistas podem agora, com o clique de um botão e em um único local online, identificar rapidamente as características biológicas e estruturais de um alvo real ou potencial da droga, encontrar os genes e proteínas que interagem com ela, avaliar a sua eficacia e identificar eventuais inibidores de pequenas moléculas químicas. Os pesquisadores também podem encontrar informações sobre as linhas de células cancerosas que são mais adequadas para seus experimentos. Estas informações estão agora disponíveis em questão de minutos, o que antes levava semanas.

Para se ter uma ideia, pode-se rapidamente consultar os dados de 700 mil compostos químicos que atuam em 4.000 alvos moleculares. O banco contém um total de mais de oito milhões de pontos de dados experimentais. Os pacientes serão beneficiados, porque os pesquisadores, na prática clínica, serão capazes de se mover mais rapidamente a partir de uma descoberta da pesquisa básica de novas drogas.

O canSAR oferece também informações sobre o Proteoma humano inteiro, bem como links para informações sobre mais de 1.000 linhas de células cancerosas, usadas pelos pesquisadores para estudar o efeito de novas drogas no laboratório. O banco melhorou também  as informações sobre todos os produtos químicos dos compostos conhecidos como ativos em um determinado medicamento alvo - associando a biologia e a química de uma maneira nova.
 =========================================
- Fiquei impressionado, como leigo, com o volume de informações e as funcionalidades poderosas dessa ferramenta. Imagino a utilidade para quem tem a formação necessária para usar e explorar todas os recursos deste soft simples e ao mesmo tempo sofisticado. Quem quiser experimentar clique no link  abaixo:
Traduzido e condensado de MedicalNewsToday. Leia o original aqui.

1 Comentário:

Regina Costa disse...

Agregar conhecimentos q ajudam as pesquisas é de suma importância... Parabéns pelo post! Desejo q esteja bem!!! Saúde e beijos..............