segunda-feira, 19 de outubro de 2009

5

Dyá, Sayonara Daniel(zinho)



A propósito de seu comentário no blog, do outro lado do mundo:

Conheci na vida poucos como você, que perseguem seus sonhos com tamanha obstinação a lugares tão distantes e tão além das limitações que a nossa materialidade possa nos impor.

Contudo me parece que para os ainda jovens isso constitui a contrapartida da aventura, um elemento a mais, romanesco no conjunto de desafios a enfrentar e a superar. Esse sempre foi, com efeito, o meu estado de espírito.

O mais curioso é que tenhamos começado, cada um seguindo o seu caminho e premido por circunstâncias bem diferentes – eu não tive escolha – e quase ao mesmo tempo, uma nova luta na vida. Se a luta se impõe, então vamos a ela!

Nós é que nos orgulhamos de você.

Afinal, estudar Semiótica, matéria conceitual, abstrata, uma verdadeira pedreira que mistura os fundamentos da ciência cognitiva, lingüística, arte, ciência, epistemologia, entre outras, num conjunto hermético e harmonioso para constituir uma ciência, e ainda por cima em japonês... Só para os idealistas vibrantes, gente brilhante e que cultiva a simplicidade e o desapego, como você.

E, antes de tudo, bom filho, bom neto, bom irmão, amigo dos migos.Faz falta. Muita.

Eu, por exemplo, que, se de alguma maneira, no passado, cheguei a influir minimamente na escolha dessa matéria como seu objeto de estudos superiores, muitas vezes me vi obtuso diante dos conceitos de sua mestra e orientadora Santaella, muitas vezes compreendidos apenas (e a duras penas) depois de releituras e releituras.

Sua brilhante tese de mestrado na PUC, agraciada com louvor com o grau máximo, é uma demonstração da sua capacidade cognitiva superior e também uma aula de método e disciplina investigativa obre o Pensamento e as relações do Homem com o Homem, do Homem com Meio. Tem profundidade histórica e dialética.

Desculpe se apenas agora te dou uma opinião mais formal, sempre me cobraste algo além dos adjetivos. Mas agora, que estás tão longe da família, acho que essas palavras têm mais significância e calor.

Finalmente, permita-me que te diga, no país do ícone e do ideograma onde vives, fique bem atento, meu filho, aos sinais da vida, aos sinais adventícios, aqueles que marcam a própria existência da gente, o passar pelo mundo, as estações da vida.

E “... que fique claro que nossas reações à realidade, interações vivas e físicas com as materialidades das coisas e do outro, já se constituem em respostas sígnicas ao mundo, marcas materiais perceptíveis em maior ou menor grau que nosso existir histórico e social, circunstancial e singular vai deixando como pegadas, rastros de nossa existência”.

Um beijo, Guimarães Sam, torcemos por você.

5 Comentários:

Daniel disse...

Pai,

Primeiro desculpo-me com todos os seus leitores, por este teclado nao ter os acentos graficos pertinentes...

No momento, nao tenho as palavras suficentes para expressar o quanto este post me surpreendeu... fiquei muito emocionado qunado o li...hoje de manha... antes de ir para a faculdade...

Suas palavras sempre me deixaram fascinado em todos os assuntos que sempre conversamos de entretenimento a valores humanos, de filosofia a politica e muitas outras coisas; nao so na forma, mas tb em todo o conteudo e em tudo que sempre aprendo com vc...

E, sim vc sempre teve importancia em tudo que estudei ou pesquisei e mesmo nos trabalhos nao relacionados precisamente com questoes cientificas... vc sempre esteve presente com guia, amigo e verdadeiro pai...

Por isso, que te digo o quanto me orgulho que sejas meu pai... e seja exatamente quem vc sempre foi e continuara sendo...dessas pessoas especiais importantes em nossa vida e em que sempre podemos confiar ... em quem podemos buscar inspiracao, forca e vontade renovada pra vencer os desafios dessa vida da mesma forma como vc vem fazendo agora com tanta galhardia e beleza...

Por isso meu pai, te amo muito e tenho certeza que todos os nossos problemas serao nuvem passageira... e que logo tudo ficara bem...

Obrigado pelo apoio e confianca de sempre! Fiquei muito feliz com tudo isso! E aqui as coisas vao bem... e suas dicas e conselhos sao sempre incriveis!! Tenho mais um bom desafio pela frente...mas nao vou decepcionar vcs!!

Mando mais noticias em breve!!-----E de fato fiz dois comentarios no blog, que por sinal esta muito legal mesmo!!!Muitas informacoes e bons textos!! Sinceros e bem escritos! Como sempre!!!
Continuarei ligado por aqui! E estou pensando em fazer um tb... como especie de diario aqui no Nihon!!

Saudacoes niponicas!
beijos e abracos,

Daniel-zinho-

Benzion disse...

Querido amigo!
Quem, como eu, priva da sua amizade, sabe o quanto todas as palavras registradas são verdadeiras, por isso elas nos emocionam ainda mais.
Filhos como o Danielzinho, a quem conheço, são a prova viva de que "Papai Noel existe" e que o mundo não é tão ruim quanto querem nos fazer crer.
A minha crença na Filosofia Hippie, no Rock e no Blues, na Vida Eterna pelo aprendizado com a Lei do Retorno e, sobretudo, no ato individual anárquico - de dentro pra fora, portanto - como único elemento viável de transformação da realidade sensível, posso afirmar sem medo algum de incorrer em erro, que vocês fazem toda a diferença.
A relatividade de nossas verdades, quando éticas e justas, conduzem à Verdade absoluta; a Ética,a Lealdade e a Justiça superam Filosofias e Iniciações.
"Fidei tua committo, fiat justitia, pereat mundus".
Vocês são a boa diferença.
Saudações geológicas; abraços fraternos.
Benzion

daniel disse...

Shalom! Benzion,Sandra e Isaac.

Phillipos disse...

Felipe disse:
Pai

gostei muito dessa iniciativa de criar um blogue com esse tema, que afeta tantas pessoas no Brasil e no mundo.Nós que ficamos na nossa rotina, não fazemos idéia quantas pessoas estão com um linfoma ou outro tipo de câncer, por se tratar de uma doença que não contrasta com a aparencia de uma pessoa, em outras palavras posso olhar para uma pessoa, com aspecto saudável e dizer que ela está sã, mas não olhamos por dentro das pessoas, se olhassemos iriamos até ficar longe de certas pessoas(rsrsrs).

E tanta gente que só cria blogue de futilidades e sem nenhum conteúdo... eis aqui um blogue com conteúdo.

A todos os leitores queria deichar uma mensagem : Creia no SENHOR e tu e tua casa serão salvos! Não desista perante os desafios, assim como foi Daniel na cova dos leões, ele teve fé e não desistiu.E assim será contigo, basta uma fé do tamanho de um grão de mostarda e você vence.O grão de mostarda é a menor semente, mas quando cresce fica grande e os passarinhos vem fazer de morada seus galhos.Eu não sei como está a tua situação, mas o SENHOR sabe, e ele pode te dar livramento. Quando as coisas vão se tornando difíceis, e chega a um ponto que se tornam impossíveis é ai que o SENHOR começa agir.

Pai eu tenho muito orgulho de ser teu filho, eu torsso por ti em todos os momentos. Eu te amo, fica na paz do SENHOR.

Pai se possível posta essa mensagem no teu blogue.Obrigado!

Anônimo disse...

Eu queria saber o significa a expressão Dyá Sayonara, pois minha filha está fazendo uma pesquisa escolar exatamente sobre essas palavras.Se pudesse me ajudar, ficaria muito grata.