terça-feira, 20 de outubro de 2009

1

Como obter medicação de alto custo


“A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”. Art. 196, Constituição Federal Brasileira.

O Ministério da Saúde já desenvolve alguns programas, diretamente ou através de parcerias com os estados e municípios para distribuição de medicamentos de alto custo como os destinados ao tratamento do câncer e da Aids. Além da distribuição nacional de vacinas e outros imunobiológicos.

Cabe aos estados a aquisição e a distribuição dos medicamentos excepcionais ou de alto custo, e ao Ministério da Saúde, através de um sistema informatizado de comprovação da aquisição e distribuição, reembolsar os recursos aos estados. Além disso, os estados também participam diretamente, com uma contrapartida de valor variável, conforme os produtos adquiridos.

Está incluída nesse co-financiamento a compra de medicamentos que possuem um custo muito alto e são usados para o tratamento de doenças complexas congênitas (de nascença) ou adquiridas, que inclui, por exemplo, medicamentos para pessoas que fizeram transplante, que sofrem de insuficiência renal crônica, hepatite crônica e esclerose múltipla.

Importante: o paciente só pode ter acesso aos medicamentos, na unidade de saúde do seu município, se o médico receitá-los em uma consulta e estiver sendo atendido pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Estamos à disposição, nos comentários, para qualquer informação complementar.

1 Comentário:

Benzion disse...

Caríssimo!
Mesmo atrasado, parabenizo-o pela iniciativa.
Nunca fui muito bom em externar pensamentos e sentimentos - meu lado capricorniano, talvez?
Todavia, creio ser oportuno manifestá-lo agora: Há um aforisma que diz ser a felicidade um estado de espírito; um olhar além do horizonte.
Na Cabalá esta condição está simbolizada pela letra "Lamed"; de valor 12, é a única do alfabeto hebraico que supera em altura as demais.
Imediatamente após, vem o "Nun"; numericamente equivalente ao 13, cujo significado remete à Transição".
Então, fica fácil imaginar que àqueles que conseguem enxergar além do jardim são os mesmos que metarmofoseam fatos em atos construtivos - você é um deles; um daqueles que não querem devolver a maçã à macieira, sem antes apor sua assinatura nela.
Você, quando busca a informação e informa aos outros, é o "Lamed" que vê por sobre o "Nun"; é o anarquista genuíno que transforma o transformável pelo ato individual e soberano digno dos verdadeiros construtores.
É isso, meu amigo. Continue a informar e a construir, já que o Caminhante faz o Caminho ao Caminhar.
Saudações geológicas; abraços fraternos.
Benzion