sábado, 24 de outubro de 2009

0

Parabéns Manaus!


Hoje Manaus, completa 340 anos. É um dia de festa, principalmente o Boi Manaus, sem dúvida a maior manifestação de cultura popular do Estado.

Um pouco de História:

Em 3 de março de 1755 é criada a Capitania de São José do Rio Negro, desmembrada do Estado do Grão-Pará e Maranhão. A nova capitania compreendia territórios hoje equivalentes ao do atual estado de Roraima e parte do do Amazonas. A capital da capitania foi estabelecida na vila de Mariuá, atual Barcelos. Durante alguns anos, de 1792 a 1799, a capital esteve informalmente no Lugar da Barra, a atual Manaus, aonde viria a se instalar oficialmente em 1804.

Com a criação pelo Governo Federal da Zona Franca, no final dos anos 60, o Amazonas pulou rapidamente para a posição de 7º PIB do País e Manaus multiplicou a sua população por seis.

Evidentemente nenhuma cidade está preparada para tal surto de crescimento populacional em um período de tempo tão curto, e isso tem gerado dificuldades as mais variadas, principalmente de ocupação urbana, infraestrutura de transportes, energia, saneamento básico e saúde pública.

Mas uma cidade cujo nome significa "mãe dos deuses", em homenagem à nação indígena dos Manaós, certamente encontrará os melhores caminhos para superar as dificuldades e mostrar ao mundo sua melhor cara como uma das sedes da Copa do Mundo de Futebol em 2014.

Parabéns a todos os que trabalham e produzem aqui.

Comentários: