quinta-feira, 9 de junho de 2011

1

Evidências sugerem que o Tai Chi poderia ajudar a superar os efeitos negativos da quimioterapia sobre a cognição

Segundo a American Cancer Society, mais de 11,4 milhões de americanos vivem atualmente com câncer. Quando os tratamentos são intensivos, surgem muitos efeitos secundários negativos. Estudos anteriores indicam que um número significativo de pacientes que recebem a quimioterapia também experimentam o declínio cognitivo, incluindo a diminuição da fluência verbal e da memória. Agora, um psicólogo da Universidade de Missouri encontrou provas que indicam que o Tai Chi, uma arte marcial chinesa, pode ajudar a superar alguns desses problemas.

Os cientistas sabem há anos que o Tai Chi impacta positivamente a saúde física e emocional, mas esse novo estudo descobriu indícios de que ele pode ajudar no funcionamento cognitivo também, ajudando as pessoas que foram submetidas a pesados regimes e protocolos de quimioterapia a desfrutarem de uma maior qualidade de vida.

O Tai Chi envolve a prática de rotinas de movimentos lentos e é baseado em vários princípios, incluindo o da consciência da respiração e o relaxamento ativo. A ênfase no movimento lento faz do Tai Chi uma prática particularmente apropriada para uma ampla gama de níveis de aptidão, o que o torna muito relevante para aqueles que foram submetidos a quimioterapia e podem estar passando por limitações físicas, como resultado.

Clique na imagem para ampliar
O estudo piloto acompanhou um grupo de mulheres com história de quimioterapia. Elas participaram de uma aula de 60 minutos de Tai Chi duas vezes por semana durante 10 semanas. Em seguida foram testadas na memória, linguagem, atenção, stress, humor e fadiga antes e após as sessões de 10 semanas. Verificou-se que os resultados dos ensaios indicaram que as mulheres haviam feito melhorias significativas em sua saúde psicológica e habilidades cognitivas.

Traduzido e condensado de Sciense Daily. Leia o release completo aqui.

1 Comentário:

daniel disse...

Seja bem-vinda, Silvia, e obrigado pela força. Esteja à vontade para participar.