quinta-feira, 2 de junho de 2011

0

Auditorias para avaliar mamógrafos do SUS


Já existe um novo exame de tomografia específico para a detecção do câncer de mama, por imagem molecular, o MAMMI. Além de propiciar maior conforto à mulher, uma vez que o dispositivo não comprime as mamas, como no exame tradicional, o novo aparelho possibilita os mais altos índices de sensibilidade e a melhor resolução de imagem disponível no mercado, já que usa técnica de tomografia por emissão de pósitrons. Resta saber quando esta nova tecnologia substituirá as prensas atuais, verdadeiras máquinas de tortura, onde as mamografias são obtidas com raio-X das glândulas mamárias.

Mamógrafos distribuídos em 823 municípios brasileiros e utilizados na rede pública de saúde vão passar por auditorias para avaliar as condições de utilização para a campanha de prevenção de câncer de mama lançada pela Presidente da República em março.

As informações são da Agência Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, até o dia 17 de junho, todas as unidades de saúde que possuem mamógrafos devem ter passado pela vistoria. O mapeamento da situação dos aparelhos começará pelas 27 capitais e será feito por auditores da própria pasta e de secretarias de saúde estaduais e municipais.

Serão levados em conta fatores como a quantidade de exames produzidos em um determinado intervalo de tempo, localização, marcas e modelos dos aparelhos. Também serão registradas informações do quadro de profissionais de saúde envolvidos na operacionalização dos mamógrafos, como médicos, enfermeiros e técnicos em radiologia.

Os dados serão compilados em um relatório que, segundo a pasta, será entregue ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, até o final do mês de julho, para servir de base para o desenvolvimento do Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo de Útero e de Mama, lançado pela Presidenta em março.

Dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde indicam que cerca de 2.190 mamógrafos são mantidos pelo SUS ou por redes conveniadas.

Folhapress. Editorial pelo autor.

Comentários: