terça-feira, 7 de junho de 2011

1

Capecitabina: droga usada no tratamento de câncer apaga impressões digitais

Uma droga usada com frequência para o tratamento de pacientes com câncer pode levar ao desaparecimento das impressões digitais e provocar potenciais problemas durante viagens ao exterior, segundo adverte um oncologista em um artigo publicado na revista especializada Annals of Oncology.
O médico cingalês Eng-Huat Tan relatou na revista o caso de um paciente que foi retido por quatro horas pelo serviço de imigração dos Estados Unidos antes de poder entrar no país.

Tan sugere que todos os pacientes que se submetem ao tratamento com a droga capecitabina (conhecida comercialmente como Xeloda, da Roche) levem consigo uma carta de seus médicos se forem viajar aos Estados Unidos.

Segundo o médico, baseado no Centro Nacional de Câncer de Cingapura, vários outros pacientes em tratamento com a capecitabina relataram em blogs na internet a perda das impressões digitais e problemas com a imigração dos Estados Unidos.

Efeitos colaterais

O paciente de Tan, um homem de 62 anos, teve um câncer de cabeça e pescoço controlado com a aplicação de quimioterapia. O médico prescreveu a capecitabina para evitar que a doença voltasse.

Um dos possíveis efeitos colaterais da droga, usada para o tratamento de diversos tipos de câncer, é uma inflamação crônica das palmas das mãos e das solas dos pés, levando à descamação, a sangramentos e à formação de bolhas na pele.

Esses efeitos podem levar à perda das impressões digitais se repetidos por um longo período. O paciente de Tan viajou aos Estados Unidos em dezembro do ano passado, para visitar parentes no país, após três anos de tratamento com a capecitabina. "Ele foi detido no aeroporto por quatro horas porque os funcionários da imigração não podiam detectar suas impressões digitais", diz Tan em seu relato.

1 Comentário:

Jú Carelli disse...

Daniel...
Você ta ficando um expert nesse assunto heim?!
Acho até que deve investir nesse seu potencial...
Parabéns pela bela missão informativa que faz do seu Blog um sucesso...
Beijos carinhosos