terça-feira, 20 de julho de 2010

0

Remédio contra câncer de próstata é retirado do mercado.

lectrum (1) De acordo com o comunicado divulgado pela Sandoz, "não há evidências que o problema encontrado possa causar quaisquer riscos imediatos à segurança dos pacientes". A retirada seria, então, uma medida preventiva, "visando diminuir riscos eventuais nos tratamentos".

Foi retirado do mercado, nesta terça-feira, o medicamento Lectrum (acetato de leuprorrelina), de 3,75 mg e 7,5 mg, indicado para o tratamento do câncer de próstata, fibroma uterino e endometriose. Segundo a Sandoz, fabricante do produto, o recolhimento é voluntário, e foi motivado pela possibilidade de haver variações na quantidade de princípio ativo. O problema estaria localizado em todos os lotes produzidos por um fabricante tercerizado.

A empresa orienta os usuários do medicamento a entrar em contato com Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) pelo telefone 0800 400 9192 para obter mais informações.

Paliativo - O Lectrum faz parte de um grupo de medicamentos que diminuem a produção de hormônios masculinos e femininos. "Ele baixa os níveis de testosterona no homem e de estrógeno e progesterona nas mulheres", diz Valdemar Ortiz, professor titular da disciplina de Urologia da Unifesp. "O Lectrum,  assim como os remédios que têm como princípio ativo a triptorelina e o acetato de goserelina (ambos são sais) não curam o câncer, são apenas paliativos. Eles aliviam as dores e melhoram a qualidade de vida nos pacientes", afirma.

As injeções de Lectrum são tomadas mensalmente (3,75 mg) ou trimestralmente (7,5 mg) e, pelo alto valor, entre R$ 400 e R$ 1.500, dependendo da dose, são distribuídas pelo Sistema Único de Saúde aos pacientes que precisam de forma regular.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está acompanhando o caso e determinou que a fabricante faça comunicados alertando sobre o problema pelo menos duas vezes por semana na televisão e em jornais de grande circulação.

http://www.abril.com.br

Comentários: