sexta-feira, 2 de julho de 2010

0

Plácido Domingo brilha com 'Simon Boccanegra' em Londres.


Mais conhecido como tenor, Domingo cantou como barítono na ópera "Simon Boccanegra," de Verdi, no Royal Opera House, a mesma parte que cantou no La Scala de Milão em abril, marcando sua volta aos palcos após uma cirurgia para a retirada de um pólipo maligno de seu cólon.
Ele tem 69 anos de idade e foi submetido a uma cirurgia de câncer este ano, mas o cantor espanhol Plácido Domingo ainda consegue comandar todas as atenções sobre um palco de ópera, disseram críticos britânicos na quinta-feira.
Neil Fisher, do jornal The Times, deu cinco estrelas de um total possível de cinco à ópera, em resenha da noite de estréia, na terça-feira, escrevendo sobre "a beleza e potência da voz de Domingo”.
Eric Jeal, do The Guardian, observou que o Boccanegra de Placido Domingo "ficou longe de ser definitivo" e provavelmente não foi o que Verdi tinha em mente.
Domingo voltou a recomendar que as pessoas façam exames precoces para a detecção do câncer.
"Digo a todos como é importante que façam seus exames antecipadamente. Se eu não o tivesse feito, as coisas poderiam ter sido piores."
Desde que Luciano Pavarotti morreu de câncer em 2007 e José Carreras anunciou sua aposentadoria, no ano passado, Plácido Domingo é o único remanescente dos famosos "Três Tenores."
"Simon Boccanegra" continuará em cartaz no Royal Opera House na primeira quinzena de julho, e Domingo também deverá cantar nos Proms anuais, uma série de concertos de música clássica que acontece em Londres no verão de cada ano.
http://oglobo.globo.com

Lance Armstrong anuncia que disputará Volta da França pela última vez

O ciclista norte-americano Lance Armstrong, heptacampeão da Volta da França, e um vitorioso sobre o câncer, anunciou nesta terça-feira que participará pela última vez da competição, que será realizada entre os dias 3 a 25 de julho.
Com a decisão, o atleta de 38 anos abre caminho para a segunda aposentadoria da modalidade. Em 2005, ele já havia se retirado do esporte após os sete títulos seguidos na França.
Em 2009, Armstrong voltou a competir. Segundo o próprio atleta, ele sentia falta da emoção das disputas e queria divulgar melhor sua campanha de conscientização sobre o câncer - Armstrong foi vítima de câncer quando tinha 25 anos, mas conseguiu se recuperar e voltou a competir.
Na última edição do Tour de France, Armstrong ficou na terceira colocação da classificação geral. O campeão foi o espanhol Alberto Contador, então companheiro de equipe de Armstrong.

Soja previne câncer e doenças do coração.


Ensinar maneiras inovadoras e práticas de preparar a soja é o objetivo do 2º Curso Aplicado de Soja para Alimentação Humana, que será ministrado pelas duas pesquisadoras, no dia 3, sábado, às 8h, no Campus Uberaba do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. A realização é uma parceria entre Embrapa, Epamig e Fundação Triângulo.
O investimento é de R$ 15 e mais informações podem ser obtidas através do telefone 3317-7658.

Ela já é uma velha conhecida dos chineses há milênios, mas aqui no Brasil vem se tornando popular apenas recentemente. Entre os vegetarianos, é utilizada como fonte de proteína, no entanto, a maioria da população não está acostumada a consumir soja nas refeições.

Estudos comprovam os inúmeros benefícios que ela oferece graças aos seus componentes bioativos, entre eles as isoflavonas, chamadas de fitoestrógenos, uma espécie de hormônio natural. Essas substâncias são capazes de evitar o aparecimento de diversos tipos de câncer, como o de mama, o de colo de útero e o de próstata, além de auxiliar durante a menopausa. Elas também ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares, pois influenciam no controle dos níveis de colesterol, do mal de Alzheimer e da osteoporose.

“Infelizmente, embora existam vários produtos de soja no supermercado, esse consumo ainda é muito tímido comparado com outros países. As pessoas conhecem pouco sobre esse grão e não sabem como utilizá-lo de forma prática no cardápio”, afirma a bióloga Maria Eugênia Lisei.

O Brasil produz 60 milhões de toneladas de soja anualmente e o consumo não passa de 1,5 milhão, sendo o maior consumo na forma de óleo do que em grão in natura. Ela possui 40% de proteínas em sua constituição, o que representa o dobro da quantidade presente no feijão. 

“O ideal é que a soja seja introduzida na alimentação por meio do feijão, saladas, bolos e até com o leite de soja, para facilitar o trabalho da dona-de-casa no preparo de pratos tradicionais”, explica a engenheira agrônoma Ana Cristina Juhász.
 

Comentários: