sexta-feira, 16 de julho de 2010

0

Casca de frutas cítricas pode ajudar no tratamento do câncer.


A pectina cítrica modificada, obtida de frutas cítricas, pode ser uma ferramenta valiosa na luta contra o câncer de próstata, de acordo com os resultados de um estudo recém-publicado, noticiou o PRNewswire.
Cientistas da Columbia University analisaram recentemente os efeitos positivos da pectina cítrica modificada sobre linhagens de células cancerosas em humanos e ratinhos.
Os resultados, divulgados pelo líder do estudo Dr. Aaron Katz, na última edição da Integrative Cancer Therapies, mostram que a pectina cítrica modificada inibe a proliferação celular e induz a apoptose (morte celular programada), tanto em células cancerosas andrógeno-dependentes como nas andrógeno-independentes, de acordo com a dose e o período de tempo utilizados.
"Aliada à dieta, ao exercício e a mudanças no estilo de vida, a pectina cítrica modificada ajuda os pacientes a manter o câncer afastado e a desacelerar o seu crescimento, reduzindo assim o impacto negativo da doença sobre a vida dos pacientes", diz Dr. Geo Espinosa, director do Integrative Urology Center da NYU.
O câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer em homens. Um em cada seis homens desenvolverá este tipo de câncer ao longo da vida.
O Dr. Jun Yan, principal autor do estudo, diz que "as nossas descobertas demonstram que a pectina cítrica modificada possui propriedades contra o câncer de próstata, em células cancerosas andrógeno-dependentes (sensíveis a hormonas) e andrógeno-independentes (resistentes a hormonas) na próstata. Os resultados sugerem que a pectina cítrica modificada pode ser um agente quimiopreventivo e terapêutico contra a doença".

Comentários: