domingo, 18 de julho de 2010

3

Frio em Manaus?


O domingo amanheceu frio e chuvoso em Manaus. Poucas pessoas na rua dão a dimensão do que representa um friozinho para o amazonense: basta que a temperatura caia um grauzinho e o povo já começa a se agasalhar e a tiritar. Nunca vi Manaus tão fria e com tanta chuva nesta época do ano.

Esse é um fenômeno bem conhecido dos meteorologistas e geólogos que trabalham aqui na região, devido prncipalmente ao avanço de uma massa de ar frio vinda da Antártica, associada com o efeito La Niña. O fenômeno já era previsto pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão responsável pela análise climática. As temperaturas vinham baixando em Manaus desde sexta-feira quando a máxima na capital havia atingido 28,5 graus. 

A temperatura mínima nesta manhã em Manaus é de 21 graus, o que realmente representa um frio considerável para o amazonense, acostumado a médias em torno dos 30 graus.

Segundo o Inmet, quantidade de chuvas que cai nesta época do ano também é atípica. Até o dia 16 de julho já havia chovido todo o esperado para o mês. O fenômeno La Niña  causa o resfriamento das águas do Oceano Pacífico. As consequências são chuvas acima da média. Em 2009, o Amazonas teve 61 dias de chuva. Segundo o Inmet o número já foi superado em 2010.

A previsão para Manaus nos próximos dias é que a temperatura mínima fique em 24 graus e a máxima em 31. 

Eu prefiro esse clima, em torno dos 20 graus. Acho mais saudavel, mais civilizado. Estou viajando até Vitória, Espírito Santo, à serviço,daqui a pouco, e vou ficar durante 12 dias nesse clima agradável, usufruindo da hospitalidade do capixaba e daquela bela cidade.

3 Comentários:

Anônimo disse...

Eu sabia que tinha alguma coisa de errada na minha cidade...

jackson disse...

Nossa, esse friozinho está ótimo... Mas a cidade ficou calma e vazia.. Todo mundo recolhido em casa....

Cárin disse...

Hehehe!!!

Vá treinando pra vir a São Paulo no inverno!