quinta-feira, 1 de setembro de 2011

2

Nanotecnologia: minúsculos geradores de oxigênio aumentam a eficácia de tratamento anticâncer

Pesquisadores criaram e testaram dispositivos em miniatura que são implantados em tumores para gerar oxigênio, aumentando o poder letal da radiação e da quimioterapia.
A tecnologia é projetada para tratar tumores sólidos que são hipóxicos no centro, ou seja, seus núcleos contém baixos níveis de oxigênio, o que não é bom porque a terapia de radiação precisa de oxigênio para ser eficaz. Assim, as áreas hipóxicas são difíceis de matar. Os cânceres de pâncreas e cervical são notoriamente hipóxicos. “Se você gerar oxigênio pode aumentar a eficácia da radioterapia e da quimioterapia também”, disse Babak Ziaie, professor de engenharia biomédica.
Uma questão que se impõe com a maior ingenuidade: - Depois de aprovada, quando esta tecnologia estará disponível aos usuáios do SUS?

O dispositivo (à direita) se encaixa dentro de um tubo (à esquerda) que pode ser inserido em um tumor com uma agulha de biópsia. (Crédito: Birck Nanotechnology Center, da Purdue University)
O novo "microgerador de oxigênio implantável" é um dispositivo eletrônico que recebe sinais de ultra-som e usa a energia para gerar uma pequena voltagem para separar o oxigênio e o hidrogênio da água  numa operação de produto químico chamado eletrólise da água.

"Estamos colocando esses dispositivos dentro dos tumores e, em seguida, expondo os tumores ao ultra-som", disse Ziaie. "O ultra-som ativa o funcionamento do dispositivo, gerando oxigênio.

O dispositivo foi desenvolvido no Birck Nanotechnology Center, no Discovery Park da Purdue University. Pesquisadores da Purdue estão trabalhando com Song-Chu Ko, professor assistente de oncologia da radiação clínica na Indiana University School of Medicine.

Os pesquisadores testaram dispositivos em tumores pancreáticos implantados em camundongos, mostrando que eles geraram oxigênio e que, assim, encolheram mais rápido do que os tumores sem os dispositivos, os quais têm um pouco menos de um centímetro de comprimento e são inseridos nos tumores com uma agulha hipodérmica das utilizadas em biópsia.

"A maioria de nós já fomos tocados pelo câncer de uma maneira ou outra", disse Ziaie. "Meu pai é um sobrevivente do câncer e passou por muitas sessões de quimioterapia muito dolorosa. Esta é uma nova tecnologia que tem potencial para melhorar a eficácia da terapia."

Os resultados são detalhados em um artigo de investigação que aparece este mês na edição on-line de Transactions on Biomedical Engineering. O artigo foi escrito pelo professor assistente de pesquisa Teimour Maleki e equipe de doutorandos.

Trabalhos futuros podem se concentrar em redesenhar o dispositivo para torná-lo mais prático para os ensaios de produção e aplicação na clínica.

Editorial, links e tradução pelo autor do blog. Matéria publicada no sciencedaily ontem. Leia Release original aqui.

2 Comentários:

Regina Marta Colares disse...

O SUS está muito mais viavel que os planos particulares de saude, Daniel. Falo por experiencia propria, acompanhando o tratamento de minha tia.
Se toda a grana preta que jogamos pela janela pagando esses planos mercenários fosse canalizada para o SUS, e se controlássemos o furor das ratazanas (os políticos ladrões)teriamos uma das melhores assistências sociais do mundo.

daniel disse...

Obrigadíssimo por seu comentário, Regina! Concordo plenamente com vc. E, veja, falo também baseado em minha experiência pessoal.
Nós, brasileiros, acostumados a copiar tudo o que vem de fora como se fosse "o melhor", temos mania de exclusividade, mesmo em questões vitais, como é essa da saúde.
E não sei exatamente a que atribuir este comportamento equivocado, pelo menos nesta área, pois ser humano é ser humano, independente de sua condição econômica, não é mesmo?
Temos mais é que fortalecer o nosso sistema público de saúde para que esse benefício seja cada vez mais universalizado no nosso país, sem distnções espúrias de qualquer tipo, muito menos as econômicas.
Já é tempo de exercermos nossa cidadania de forma organizada e consciente contra esses mercenários da saúde, que só visam o lucro, pouco importando a saúde, o bem estar e o sofrimento daqueles que exploram desavergonhadamente.
Um grande abraço e esteja muito a vontade aqui neste espaço para manifestar seu pensamento.
Precisamos disto!!!!