quarta-feira, 29 de junho de 2011

4

A maioria dos norte-americanos está a favor da pesquisa com células-tronco para curar doenças graves


Médicos que fizeram um transplante com células-tronco em um homem infectado por HIV com leucemia, em 2007, acreditam que o paciente tenha sido curado. Um relatório foi publicado recentemente no jornal Blood, da Sociedade Americana de Hematologia, afirmando que, com base nos resultados de extensos testes, “é razoável concluir que a cura da infecção por HIV foi obtida nesse paciente.” As informações são do site Aids Map.
Embora as pesquisas usando células estaminais embrionárias humanas venham despertado controvérsias políticas, éticas, religiosas e filosóficas por quase duas décadas, pouco foi feito para se avaliar cientificamente as atitudes dos norte-americanos sobre o assunto. Uma nova pesquisa da Universidade de Nevada, Reno, fornece aos legisladores uma imagem muito mais clara de como os gringos realmente se sentem sobre o assunto. Certamente, como a história recente tem demonstrado quando se trata de questôes desta natureza, a opinião deles subsidiará e influenciará tomadas de decisão em vários países do mundo ocidental, principalmente.

O estudo, "As atitudes dos EUA sobre a pesquisa com células-tronco embrionárias humanas", publicado este mês na revista NatureBiotechnology, foi conduzida pela Universidade de Nevada, Reno, por membros do corpo docente, que pesquisaram uma grande e representativa amostra nacional de 2.295 entrevistados em 2009. Suas descobertas mais significativas incluem:

Mais de dois terços dos entrevistados aprovaram o uso da clonagem terapêutica (transferência nuclear de genes do próprio paciente) e células-tronco de embriões fertilizados in vitro para curar o câncer ou o tratamento de doenças cardíacas, enquanto apenas um em cada seis entrevistados não aprovaram. A clonagem terapêutica permanece proibida nos Estados Unidos hoje. Cerca de um em cada seis inquiridos tinha sentimentos controvertidos ou estava indeciso.

Mais de dois terços dos entrevistados também aprovaram uma nova técnica, que utiliza  células adultas modificadas como uma alternativa ao uso de células de embriões fertilizados in vitro - se este método puder vir a ser empregado na cura do câncer ou no tratamento de doenças cardíacos., contra apenas 15% que se manifestaram contra. Dentre eles, cerca de um em cinco estava indeciso.

Quase metade (43 a 47 por cento) dos entrevistados também aprovam o uso da clonagem terapêutica de células, cultivadas in vitro de embriões fertilizados e células-tronco de adultos para o tratamento de alergias, mas um pouco mais de um em cada quatro entrevistados, não. E de 28 a 29 por cento estavam indecisos a esse respeito.

A pesquisa revela que, enquanto a maioria dos entrevistados aprova a utilização destes métodos para o tratamento de condições de saúde menos graves, esta aprovação não é tão evidente quando se trata da aplicação desses métodos para tratar doenças mais graves, como o câncer e as cardiopatias.

A grande maioria, mais de dois terços, afirmou seguir sua própria consciência no julgamento para decidir se é certo que se permitam estes tratamentos. Apenas 4% deu maior peso moral à Igreja Católica do que a si mesmos, e mesmo entre os católicos praticantes que frequentam a igreja, apenas cerca de um em cada cinco transfere para a igreja as decisões sobre estas questões.

Traduzido e condensado de ScienseDaily, com editorial pelo autor. Leia o release original aqui.

4 Comentários:

Edson Leite disse...

Olá Daniel,

Estamos na luta, a cada dia uma grande vitória. Vamos em frente!
Abraços,

blog da Paraguassu disse...

Meu caro amigo Daniel,
Ainda bem que temos a Ciência preocupando-se com estes casos tão dolorosos aos quais estamos sujeitos.
Há 11 anos atrás, tive câncer nas duas mamas. Fiz quimio, radio, além das cirurgias e de uma depressão violenta que quase me roubou a vida. Hoje, estou curada graças à minha grande fé em Deus. Nada é mais importante do que pensarmos que estamos curados para que esta cura se processe.
Já o estou seguindo e gostaria que visitasse meu blog e, se gostar, siga-me e deixe um comentário em minha postagem, ok? Ficarei muito feliz com sua presença lá.
Um grande e fraternal abraço,
Maria Paraguassu.

Regina Costa disse...

Daniel q notícia excelente!!! *mas agora vou lhe dar uma triste: RECIDIVEI!!! PQP!!!Depois de 4 anos livre... mas é isso, um linfonodo pequeno no abdomen, sem sintoma. farei ABVD de novo + uma quimio + pesada e depois transplante autólogo, não o de medula, o de células progenitoras periféricas, q segundo meu onco é + tranquilo... se essa palavra cabe em neoplasia!!! rs beijos e ore por mim... *vou retomar meu blog do Linfoma...* desejo q esteja bem e cada vez melhor!!! SAúde p nós!!

Regina Costa disse...

meu blog: http://reginaufrj.blogspot.com/