terça-feira, 7 de junho de 2011

3

Aromasin: médicos e pacientes têm uma nova ferramenta para prevenir o câncer de mama, uma droga já aprovada para o tratamento da doença.

Mulheres com risco elevado de desenvolver câncer de mama alimentado pelo hormônio estrogênio podem reduzir este risco tomando o medicamento bloqueador de hormônios Aromasin (exemestano), de acordo com um estudo apresentado na conferência anual da ASCO (American Society of Clinical Oncology), em Chicago, no sábado passado. "Provamos que o Aromasin reduziu o risco de câncer de mama invasivo em 65%", disse o autor principal, Dr. Paul Goss, que é especialista em câncer de mama do Massachusetts General Hospital, de Boston.

O Aromasin é uma das três drogas na classe de medicamentos chamados inibidores de aromatase, que bloqueiam a produção de estrogênio em mulheres pós-menopáusicas. As outras duas são muito raramente usadas porque tendem a provocar raros, mas graves efeitos colaterais, como aumento do risco de desenvolver câncer de útero e a formação de coágulos sanguíneos.

Estudos anteriores mostraram que a droga tamoxifeno reduz em 50% o risco de desenvolvimento de câncer de mama em mulheres mais velhas, enquanto a da osteoporose, o raloxifeno reduz esse risco em 38%, após cinco anos de tratamento com a droga. O exemestano, mais conhecido sob a marca Aromasin, foi o que teve menos efeitos colaterais.

A pesquisa envolveu 4.560 mulheres saudáveis na pós-menopausa, com alto risco de desenvolverem câncer de mama. A redução de 65% do risco foi avaliada depois que as mulheres tomaram os remédios por apenas três anos. O estudo continua.

Ainda assim, os próprios efeitos colaterais do Aromasin não devem ser negligenciados. Segundo o estudo, as mulheres que tomaram o remédio não tiveram efeitos tóxicos graves, apenas pequenas alterações na qualidade de vida.

Todos os especialistas concordam que as mulheres precisam conversar com seu médico para entender completamente os riscos e benefícios de tomar esses medicamentos para prevenir câncer de mama.

A Pfizer, fabricante do Aromasin, anunciou em maio que a patente nos EUA para este fármaco havia expirado, abrindo caminho para que os fabricantes de medicamentos genéricos passem a produzi-lo. Espera-se que o preço deste medicamento comece a declinar rapidamente por causa disso.

Traduzido e condensado de CNN. Leia o release completo aqui

========================
O Exemestano, também conhecido no mundo dos esteróides pelo seu nome comercial, Aromasin, vem sendo utilizado há tempos em academias de musculação e fisioculturismo para atenuar  os efeitos do uso de anabolizantes, que faz com que haja um acúmulo de estrógenos no organismo.  

3 Comentários:

daniel disse...

Oi, Ju!
Sempre que acesso seu blog tenho uma surpresa legal, boas notícias sobre seu estado de saude, sua recuperação. Agora,por exemplo, foi ótimo ver seus cabelos ressurgindo após 4 meses sem químio, e esse texto vitoriano que nos prova que a natureza humana é a mesma em qualquer espaço, em qualquer tempo. E que sim, não devemos dizer às crianças que sonhos são bobagens, nem aos adultos.
Seus comentários são sempre muito bem-vindos, estimulantes e generosos. Suas visitas me enchem de alegria e justificam meu empenho em me dizer sempre: - Tenho tempo, sim! Pra isso, tenho tempo, arranjo tempo, fabrico tempo, se for preciso.
Muita saúde e um abraço carinhoso.

Solange disse...

Oi Daniel, grata pela visita e você como está? sou fã de suas postagem muito interessantes. Deus o abençõe. Quanto ao meu lanchinho, de vez em quando eu chuto o pau da barraca rsss e abuso, ninguém é de ferro né? rsss mas estou bem graças a Deus.

Beijocas

Sol

daniel disse...

Lilian!
É impressionante como perceber como tua fé e tua razão vem te fortalecendo desde nosso primeiro contato aqui na blogosfera, te transformando em um exemplo de força, solidariedade e resistência. Isso tudo é motivo de orgulho para todos nós que aprendemos a te amar e a te respeitar.
A vida é uma sucessão de batalhas, e vens combatendo o bom combate.
Tô te esperando na reta de chegada, pra te dar meus parabéns, o meu reconhecimento. BJ