quinta-feira, 28 de abril de 2011

0

Robby, ex-menudo, internado com linfoma não-Hodgkin no abdômen.

Gene Wilder, Paulo Moura, Dilma Rousseff, Jacqueline Kennedy, Gabriel Garcia Marquez, Hebe Camargo e Joey Ramone. Aparentemente, eles não parecem ter muito em comum. Todos eles, entretanto, foram vítimas de linfoma, uma forma de câncer que atinge o sistema linfático. Apesar de ser um dos cinco tipos mais comuns de câncer, o linfoma ainda é pouco conhecido, o que tem aumentado seu índice de fatalidade.
A evolução dos tratamentos não diminuiu o perigo de uma fatalidade causada pela doença. Das celebridades citadas, por exemplo, Garcia Marquez, Gene Wilder, Dilma Rousseff e Hebe conseguiram se recuperar. Jacqueline, Paulinho Moura e Ramone não tiveram a mesma sorte e faleceram, devido às complicações do linfoma.
Isso sem contar com as perdas dentre os simples mortais, como nós. Apenas de outubro de 2009 até hoje, essa doença já abateu 4 amigos aqui da blogosfera.

Eternamente chamado de "o Robby do Menudo", grupo musical porto-riquenho que fez muito sucesso entre as adolescentes dos anos 80, recentemente o músico, de 41 anos, adotou o nome artístico de Draco Rosa. Segundo seu agente, durante vários meses, Robby teve inúmeras doenças e problemas de saúde.

Depois de visitar diversos especialistas nos Estados Unidos, foi-lhe diagnosticado um tumor cancerígeno no abdômen, perto do fígado, segundo a nota oficial divulgada dia 25, que diz ainda que Robby vem enfrentando este desafio que a vida lhe trouxe. O tumor é um linfoma não-Hodgkin, um tipo raro de câncer no abdômen. Ele está internado na Clínica Burzynski, em Houston, nos Estados Unidos.

Ricky Martin enviou energias positivas ao amigo pelo site Twitter: "Você é um guerreiro, irmão! Força e vá em frente!".

Em seu perfil no site My Space, Robby se descreve de forma um tanto quanto sombria: "Eu, Draco Cornelius Rosa, que passo lento e tranquilo tendo a vida como legado dos meus 27 anos, tendo sido iniciado e purificado pela natureza, e me vendo agora escravizado nos corredores do nada, me sento na sociedade de liberdade fictícia, e pedindo desculpas pela heresia, acerto minha venda ao Diabo por um tempo limitado".

Apesar da gravidade da doença, os hematologistas apresentam boas novidades a quem sofre com linfoma. A expectativa de vida dos pacientes subiu para mais de 10 anos e os novos tratamentos têm entusiasmado profissionais da área. Novas drogas estão surgindo, melhorando a eficácia da quimioterapia. Apesar de alguns tipos da doença serem incuráveis, outros têm até 95% de chances de recuperação.

Comentários: