sábado, 19 de novembro de 2011

2

"Bucket List"


O câncer tem as suas facetas. E uma delas - talvez das mais importantes numa sociedade progressivamente cínica e corrompida pela monetarização até dos valores éticos e morais -, a de gerar ganhos de capitais vultosos, tradicionalmente na indústria farmacêutica, agora tem demonstrado a mesma eficiência para gerar dividendos na indústria do entretenimento.
Afinal, depois de décadas restrito à obscuridade dos consultórios, aos hospitais, ao leito dos enfermos, aos documentários técnicos herméticos e enfadonhos, o câncer vem saindo destes ambientes para ocupar cada vez mais espaço nos meios de comunicação de massa e até uma comédia, imaginem, já inspirou. Uma série na televisão norte-americana, The Big C, que estreou em agosto do ano passado no canal Showtime e é transmitida no Brasil pela HBO. Já está na segunda temporada. - Uma verdadeira metástase sociocultural!

Guardadas as devidas cautelas, pois o assunto é delicado e uma abordagem desastrada pode causar efeitos altamente indesejáveis, isso pode representar uma tendência muito saudável numa sociedade onde o câncer, “aquela doença”, “The Big C”, sempre teve um tratamento marginalizado, o inimigo público número 1, o último vilão mascarado a mostrar a cara ao passar da vida real para o cenário hollywoodiano.As locadoras e a internet estão cada vez mais cheias desse tipo de filme.

Dentro do possível, uma vez por semana, na sexta ou no sábado, estarei postando comentários e links para download de filmes que tenho assistido e que tratam com seriedade (mesmo as comédias podem e devem ter uma abordagem minimamente comprometida com a realidade, com princípios humanísticos) da problemática do câncer, e que, de alguma maneira, possam vir a ser úteis como entretenimento e à informação. Procurando evitar, naturalmente, os que exploram qualquer forma de sentimentalismo barato e demagógico. Sugestões serão muito bem-vindas. (Todos os links estão na internet e só faço indica-los). Veja o primeiro:

Antes de Partir (“The Bucket List”, 2007,EUA )
Direção: Rob Reiner
Atores: Jack Nicholson, Morgan Freeman, Sean Hayes, Beverly Todd.
Duração: 97 min
Gênero: Comédia Dramática

Os progressos no tratamento a na conscientização do diagnóstico precoce do câncer têm proporcionado avanços milagrosos na cura, no prolongamento e na melhoria da qualidade de vida do enfermo. Mas, mais cedo ou mais tarde, independente do motivo, chegará o momento de partir. E nada mais natural, dependendo das circunstâncias, da vida que se viveu. Viver, afinal, significa também preparar-se para este momento.

Dois de meus atores favoritos, Jack Nickolson e Morgan Freeman, contracenam nesta comédia leve e sensível numa história de coragem e de desprendimento, quando os destinos de seus personagens, de temperamentos e histórias de vida opostos, se cruzam.

Carter Chambers (Morgan Freeman) é um homem casado, mecânico de automóveis que abandonou os sonhos da juventude para dedicar 46 anos de sua vida à família e ao trabalho. Acometido de um câncer terminal e submetido a um tratamento experimental, sente-se mal no trabalho e é internado em um hospital onde passa a ter como companheiro de quarto o solteirão convicto Edward Cole (Jack Nicholson), executivo multimilionário e temperamental que é o dono do hospital onde estão.  Edward também está com câncer e, após ser operado, descobre que tem poucos meses de vida.

Carter, o mecânico, pra passar o tempo, escreve uma lista com todas as excentricidades que gostaria de fazer antes de partir, algo que um seu professor de filosofia propusera como trabalho muitas décadas atrás. Ao tomar conhecimento dela Edward, o milionário, propõe que eles a realizem. Juntos, então, embarcam numa viagem única e bem-humorada, uma aventura pelo mundo que os leva ao encontro de sí mesmos induzidos pela descoberta dos valores da verdadeira amizade, talvez a única na vida de Edward.

Aproveitem “Antes de Partir

2 Comentários:

Aldenira disse...

Muito bom. Eu já assisti 2 vezes, a segunda com meu marido

Lilian disse...

amei a visita, o comentario no blog e a dica. Quando vem me visitar, é dia de festa, postei a pouco e se não tiver paciência para tudo ler, corra pro fim, tem um recado pra você lá. É só uma linha, mas nela tem muito mais do que carinho e admiração por tí. Abraços a vc e sua linda e amada esposa,mulher tão querida.