segunda-feira, 7 de novembro de 2011

1

Imunoterapia: tratamento experimental pode beneficiar crianças portadoras de leucemia e linfoma de células B


O Hospital Infantil da Filadélfia está recrutando crianças com câncer para um estudo clínico inovador denominado “Programa CART19”, que visa a ativação do sistema imunológico para potenciar o combate a vários tipos de leucemias (tumores que afetam o sangue), ou linfomas (sistema linfático), avança o PIPOP – Portal de Informação Português de Oncologia Pediátrica, citando o Children's Hospital of Philadelphia.

As linhas gerais do Programa CART19 visam a alteração das células T (tipo de célula do sistema imunitário) de cada criança, impulsionando-as a atacar tipos específicos de câncer nas suas células-B (tipo de célula do sistema imunológico).

A nova Fase I do ensaio clínico pediátrico começa a registar um número muito pequeno de crianças com leucemia de células B e linfoma de células B que resistem ao tratamento padrão, motivo pelo qual se torna necessário recrutar novos doentes.

Ao aproveitar as próprias células do sistema imunológico da criança para combater o câncer, esta abordagem de imunoterapia tem potencial para garantir “um verdadeiro passo em frente no avanço de tratamentos para a leucemia infantil”, referem os investigadores.

Em estudos com animais, uma dose única de células T modificadas, apuradas para atacar as células de leucemia, conseguiu atingir o alvo num prazo máximo de 72 horas. O estudo CART19 atual é focado principalmente na segurança do tratamento, pelo que, segundo os investigadores, se essa abordagem se mostrar segura, ensaios futuros irão testar a sua eficácia.

Os candidatos para os novos testes são crianças que apresentem recidiva da doença ou células B de leucemia ou linfomas resistentes à quimioterapia.
Fonte aqui

1 Comentário:

daniel disse...

Seja muito bem-vindo, Rodrigo, e sucesso absoluto em seu tratamento.