sexta-feira, 25 de novembro de 2011

1

Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele no Amazonas


Os efeitos do sol são cumulativos. Uma queimadura hoje pode virar um câncer amanhã. As pessoas que tiveram melanoma são propensas a terem novamente. O protetor solar é indispensável e deve ser aplicado com generosidade de duas em duas horas, e a pele deve receber o produto meia hora antes da exposição solar.
Neste sábado, dia 26, aproximadamente 40 profissionais estarão diagnosticando gratuitamente a doença, das 9 às 15 h, nos seguintes locais: Fundação de Medicina Tropical (FMT), Fuam, FCecom e Ambulatório Araújo Lima.Participe!

De acordo com a Fundação Alfredo da Mata (Fuam), 3.281 casos de câncer de pele foram registrados ao longo de 11 anos no Amazonas.

Desde que o início de operação da Fundação, o número de pessoas diagnosticadas com câncer de pele aumentou 36%. Do total da demanda atendida pela unidade, 90% dos casos são solucionados.

Neste sábado (26), pelo menos 40 dermatologistas farão parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele (CNPCP) no Amazonas, que será realizada das 9h às 15h.

Os profissionais devem fazer consultas gratuitamente à população e orienta a respeito da doença na Fundação de Medicina Tropical (FMT), Fuam, FCecom e Ambulatório Araújo Lima. As unidades também devem fazer exames para a detecção do câncer.

No Amazonas, a campanha está sendo organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) do Estado. De acordo com a presidente da regional, Valeska Albuquerque Francesconi, a estimativa é de que pelo menos 400 pessoas sejam atendidas.

“Estamos com dados alarmantes de casos de câncer de pele e precisamos trabalhar para que a população tenha condições de detectar a doença o quanto antes, para aumentar as chances de cura”, afirmou. Valeska informou também que é preciso estar atento a manchas de pele que aumentam, trocam de cor ou desaparecem ao longo do tempo.

“Além dessas observações, é preciso ter o cuidado de se proteger do sol. Como o Ministério da Saúde ainda não distribui protetor solar, para quem não tem condições de comprar, pode se proteger com roupa mesmo”, explicou.


Em 2009, a SBD recebeu a certificação no Guinness Book por ter organizado a maior campanha médica do mundo, realizada em um único dia, e a maior campanha de prevenção ao câncer de pele mundial, com mais de 34 mil atendimentos no Brasil.

Com isso, o País passou a deter o recorde que, até então, pertencia à Academia Americana de Dermatologia (AAD). Esta é a 13ª edição da campanha.
Fonte aqui
 
Atualização do post em 29/11/2011:

Comparecemos ao Ambulatório Araújo Lima, aqui em Manaus, Felipão (meu filho caçula) e eu para participarmos da Campanha. Não tive ainda acesso à informação sobre a adesão da população. No local (eram 4 postos de atendimento na cidade) haviam comparecido apenas 43 pessoas até as 1:30 h. Na foto, momento em que o Felipe era examinado, no dia em que completava 18 anos. Depois fomos almoçar juntos. Muita saúde e juizo ao meu querido Phil.

1 Comentário:

Unknown disse...

Salve Sua Pele é uma campanha de prevenção precoce ao câncer de pele, idealizada pela ABRACCIA - Associação Brasileira de Combate ao Câncer Infantil e Adulto, sediada em Ribeirão Preto - SP. Maiores informações acesse: www.abraccia.org.br
Facebook: www.facebook.com/abracciarpreto
Instagram: @abraccia_rp