quarta-feira, 6 de outubro de 2010

1

Estudos revelam que chá e café reduzem risco de câncer no cérebro

No Brasil existe até o Dia do Café, que é comemorado em 21 de abril, mas podemos e devemos tomá-lo sempre, pois, para nós, todo dia é dia de café.
Esta antiga e deliciosa bebida de origem árabe que rapidamente se espalhou pelo mundo ocidental, em algumas culturas mais sofisticadas chega a fazer parte do ritual de uma boa refeição, depois da sobremesa e antes dos licores digestivos. Desenvolvi com meu pai uma imensa paixão pelo café e meu dia só começa, de verdade, depois que o barulhinho da cafeteirinha italiana de fogão e o aroma inconfundível me despertam. Temos excelentes cafés no Brasil, principalmente na região Sudeste, onde o consumo, como na Europa, é muito apreciado, desenvolvido com a chegada dos italianos para trabalhar na cafeicultura. Eu, desde que me entendo por gente, tomo de 4 a 5 xícaras de café por dia.
 Exatamente o oposto do que ocorre na região Norte, onde existe certo preconceito em relação ao consumo de café entre a maioria dos povos da Amazônia. Por aqui, a maioria das pessoas se limita a apenas uma xícara no “café da manhã”, tão açucarado e “fraco” que costuma ficar intragável pra quem gosta mesmo da bebida. E, por ironia, foi aqui pela região Norte que o café foi introduzido no Brasil, por um português, Francisco de Melo Palheta, o sargento-mor da Capitania do Grão Pará, no começo de 1720. Ele trouxe algumas mudas de café de Caiena, capital da Guiana Francesa, país fronteiriço,  plantou-as em suas terras e distribuiu mudas e sementes entre amigos e parentes.
Agora, um estudo com mais de 500.000 europeus mostrou que quem toma chá e café tem menos chance de desenvolver o tumor cerebral maligno mais comum em adultos. Os pesquisadores constataram que aqueles que bebiam muitas xícaras de café ou de chá por dia tinham um risco de câncer cerebral 30% menor do que os que não consumiam nenhuma das duas bebidas.
Esse tipo de câncer, chamado glioma, corresponde a cerca de 80% dos tumores cerebrais em adultos.

As causas do câncer no cerébro são pouco conhecidas, e os cientistas acreditam que a associação entre o risco e o consumo das bebidas pode dar pistas para a descoberta dos fatores que levam à doença.

O estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, foi elaborado a partir de uma grande pesquisa sobre fatores de risco para o câncer feita em dez países europeus, com pessoas entre 25 e 70 anos.

Os participantes preencheram um formulário completo sobre hábitos alimentares. Ao analisar os dados, os pesquisadores constataram que aqueles que bebiam muitas doses de café ou chá por dia tinham um risco de câncer cerebral 30% menor do que os do que não consumiam nenhuma das duas bebidas.

Fatores como idade, tabagismo e histórico familiar foram considerados, para não influírem no resultado. Segundo os pesquisadores, é biologicamente plausível que café e chá diminuam o risco de tumores malignos no cérebro.

Em um estudo de laboratório recente, por exemplo, a cafeína mostrou-se capaz de reduzir o crescimento de um tipo de tumor chamado glioblastoma. Além disso, café e chá contêm antioxidantes, que ajudam a proteger as células dos danos causados pelo câncer e outras doenças.
http://www.expressomt.com.br , editorial e edição de ilustração pelo autor

1 Comentário:

Thati Guimaraes Gobeth disse...

Como diz o ditado: "Filha de peixe, peixinho é'". Também aprendi a apreciar um bom café, adoro...de manhã não tem melhor para despertar, depois do almoço então, hum...Bjs