segunda-feira, 25 de outubro de 2010

0

Descoberta pode ajudar cientistas a aumentar o poder do brócolis contra o câncer

Pesquisadores da Universidade de Illinois constataram pela primeira vez que o sulforafano, o poderoso fitoquímico anticâncer presente no brócolis, pode ser liberado a partir do seu composto original por bactérias na parte inferior do intestino e absorvido pelo organismo. Apesar de  os cientistas já terem teorizado sobre a possibilidade de  que a microbiota intestinal poderia executar este truque, ninguém sabia ao certo. A descoberta levanta a possibilidade de que seremos capazes de aumentar a atividade dessas bactérias no cólon, aumentando o poder do brócolis de atuar na prevenção do câncer. Muitas pessoas cozinham demais o brócolis e, sem querer, destroem a enzima vegetal que nos dá o sulforafano.
A descoberta foi feita utilizando ratos na experiência. A análise do sangue após injeções de extrato de brócolis no intestino das cobaias demonstrou que a microbiota presente no trato digestivo dos animais é capaz de produzir o sulforafano, na parte inferior do intestino, e disponibilizá-lo para absorção no organismo. O ceco, parte inferior do intestino do rato em que os cientistas inocularam o extrato, é o local onde ficam as bactérias que ajudam na digestão e no metabolismo, à semelhança do que ocorre no cólon humano.
De acordo com os pesquisadores, o sulforafano é um agente extremamente potente contra o câncer e a quantidade  que você ingere em 3-5 porções por semana é suficiente para produzir um efeito protetor. Como muitos dos outros alimentos bioativos, grandes quantidades são necessárias para um resultado mensurável.
O sulforafano também tem propriedades anti-inflamatórias, que são interessantes para os cientistas por sua capacidade de combater os efeitos de muitas doenças crônicas que acompanham a obesidade e o envelhecimento.
Os pesquisadores sugerem duas formas de manipular as bactérias no cólon para potencializar sua produção de sulforafano. Uma forma seria alimentá-las com prebióticos, aditivos nutricionais como fibras, para incentivar a sua proliferação. Outra forma seria a utilização de uma abordagem probiótica -. combinando, por exemplo, brócolis com molho de iogurte, que contém as bactérias com função funcional benéfica ao organismo e efeito sobre o equilíbrio bacteriano intestinal, aumentando, dessa forma, sua proteção contra o câncer.
Nós, seres humanos, temos uma relação simbiótica com inúmeros micróbios que metabolizam vitaminas e outros componentes bioativos dos alimentos. Agora podemos ver outro exemplo interessante da sua atividade com o papel que desempenham na prestação de sulforafano de brócolis.
O estudo é a reportagem de capa da edição de novembro de 2010 da nova revista Food & Function. A pesquisa foi financiada pelo USDA.
Traduzido e condensado de sciencedaily, com edição de ilustração pelo autor. Leia o texto original aqui. Deliciosa receita de espaguete integral com brócolis e sementes de mostarda.

Comentários: