quinta-feira, 14 de outubro de 2010

0

Em desenvolvimento teste de urina para detectar risco de câncer de próstata

O câncer de próstata matou cerca de 258.000 homens em todo o mundo em 2008 e é a segunda causa mais comum de morte por câncer nos Estados Unidos. No Reino Unido, cerca de 35.000 homens são diagnosticados com a condição e cerca de 10.000 morrem da doença. Uma proteína presente na urina pode ser um forte indicador de risco de câncer de próstata, de acordo com cientistas britânicos. Segundo eles, a descoberta pode ajudar a desenvolver um teste simples e rápido para detectar a doença no futuro.

Cientistas do Cancer Research UK Cambridge Research Institute e do ICR (Institute of Cancer Research) disseram que a proteína chamada microseminoprotein-beta ou MSMB, é encontrada em níveis reduzidos em homens diagnosticados com a doença e ainda são mais baixas em homens com formas mais agressivas do câncer.

A proteína é fácil detectar, pois ela é encontrada na urina. Potencialmente, seria um teste muito simples para identificar homens com maior risco de desenvolver a doença. Os pesquisadores esperam que os resultados possam ser convertidos em um teste para uso médico em cerca de cinco anos, e esperam que a descoberta também ajude a determinar quais pacientes têm tumores mais agressivos.

Os testes mais eficazes disponíveis atualmente são baseados em um único biomarcador chamado PSA (antígeno prostático específico). Mas esse teste é problemático, pois tem baixa especificidade, o que gera altas taxas de falsos positivos e pode levar a tratamentos cirúrgico e radioterápico desnecessários.

"No momento, o teste do PSA é a melhor maneira que temos para detectar o câncer de próstata, mas existem limitações importantes, por isso há uma necessidade urgente de encontrar novos biomarcadores, como a MSMB, que poderiam ser utilizados na triagem e diagnóstico", disse Rosalind Eeles do ICR e do Royal Marsden Hospital, que também trabalhou no estudo.

A proteína - que regula a morte das células da próstata - é produzida por células normais da próstata. Os cientistas analisaram tecidos e amostras de urina de cerca de 350 homens, com e sem câncer de próstata, para testar os níveis da MSMB.

Os resultados, publicados no "PLos" (Public Library of Science), mostraram que a MSMB encontra-se em níveis significativamente mais baixos na urina de homens diagnosticados com câncer de próstata em comparação àqueles sem a doença. Eles também mostraram que os homens com tumores agressivos estavam sujeitos a ter níveis mais baixos de proteína na urina.

Um teste de urina preciso e confiável para o câncer de próstata seria uma ferramenta valiosa, se for provado ser bem sucedido em grande escala.

Comentários: