quarta-feira, 23 de novembro de 2011

1

Linfoma: maioria dos médicos brasileiros ainda não está preparada para o diagnóstico


Antes de chegar ao Hospital Boldrini, que se dedica ao tratamento de crianças portadoras de câncer e de doenças do sangue, em Campinas/SP, a assistente de gabinete Laraíne Franco Buzetto levou o filho, na época com 3 anos, a três médicos em um período de dois meses. O menino começou a apresentar sintomas clássicos de linfoma: febre forte, perda de apetite e sudorese noturna abundante, mesmo com tempo frio. Chegou - imaginem a perda de tempo, a tratar o quadro como infecção de garganta. A febre passou, mas o antibiótico só mascarou a doença, percebeu a mãe, que não via melhoras.

Maria Eduarda, alguns meses de vida, nasceu com um tumor no cóccix. Talles, 5 anos, enfrentou um linfoma não-Hodgkin nos rins. Além do câncer, os dois pequenos pacientes têm outra coisa em comum: o tratamento especializado que receberam no Centro Infantil Boldrini, em Campinas, que cuida de cerca de 7.000 pacientes de todo o Brasil. Além do sucesso na luta contra as doenças, os pais de cada um deles ganharam a paz e a segurança que haviam perdido na hora do diagnóstico.

Só o terceiro médico percebeu um caroço na barriguinha da criança e um ultrassom acusou o problema no rim esquerdo: um nódulo de oito centímetros. O apelo do pai, que trabalhava na Santa Casa, ajudou a encaminhar Talles em poucos dias para o Boldrini. O que para muitos seria um alívio, para Laraíne foi uma preocupação a mais. “Fiquei muito nervosa, achando que era muito grave.”

Essa impressão desapareceu já no primeiro contato com a equipe do hospital. “Foi um alívio quando conversei com os médicos, que foram bem esclarecedores. O hospital é muito humanizado.”

Fonte aqui

Se puder, ajude o Centro Infantil Boldrini

O Hospital trata pacientes com câncer infantil e doenças do sangue. O atendimento completo e igualitário são as premissas que norteiam o trabalho do Centro Infantil Boldrini. O trabalho é filantrópico, o que quer dizer que o hospital pertence à Comunidade. Para se ter uma idéia, 80% dos pacientes são tratados pelo SUS. Portanto, o Boldrini é o resultado do trabalho de todos: profissionais, voluntários, parceiros e doadores, que acreditam na força da união.

Hoje é possível curar até 70% dos casos de câncer que chegam ao Hospital. É possível acreditar que com o envolvimento da Sociedade se constrói um país melhor, sério e comprometido com o futuro daqueles que ainda têm uma longa estrada a ser percorrida.

Rua Dr. Gabriel Porto, 1270
CEP 13083-210 - Cidade Universitária
Campinas - São Paulo – Brasil
Tel.: (19) 3787-5000

1 Comentário:

Solange disse...

Oi Dan, que saudades, vc está bem? Grata pela visita e por dá uma força para meu anjo Jéeh.
Bela postagem, gostei.
Beijocas da Sol