quarta-feira, 7 de setembro de 2011

5

Descoberto novo método que detecta câncer em três horas

Uma equipe do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveu um sistema que pode mudar de forma radical a maneira como o câncer é detectado. O paciente pode ser diagnosticado graças a um exame de sangue que detecta níveis altos de microRNA.

O microRNA é um material genético descoberto há dez anos, que ativa ou desativa os genes dentro da célula. Porém, esses pequenos fragmentos, nas células cancerosas, se decompõem, contribuindo para o crescimento descontrolado dos tumores. Assim, controlando a quantidade de microRNA no organismo, os cientistas devem ser capazes de detectar possíveis zonas cancerosas.

Foi exatamente isso que pesquisas publicadas em janeiro e agosto pela equipe do professor Patrick Doyle, professor de engenharia química do MIT, constataram. A partir deste método, é possível detectar variações anormais deste material, decisivo em muitas doenças. Além disso, segundo o próprio instituto, cada tipo de câncer tem a sua própria assinatura microRNA.

Para detectar essas anomalias no sangue, os pesquisadores utilizaram partículas de hidrogel de aproximadamente 200 micrômetros de comprimento. Atualmente hidrogéis ocupam posição de destaque em biotecnologia, em função de suas aplicações. São bio-compatíveis e podem ser aplicados em liberação controlada de medicamentos, implantes terapêuticos, cultura de células, etc. Ao ser misturada com sangue, a substância faz com que cada microRNA se ligue ao seu DNA complementar.

Adicionando uma sonda fluorescente ao DNA, e usando um scanner de microfluidos, os pesquisadores puderam controlar a quantidade de microRNA presente. Por mais complicado que pareça, o processo dura apenas três horas.

Fonte aqui. Ilustração do Googleimages.

5 Comentários:

Anônimo disse...

Como a tecnologia tem avançado. Só falta descobrir a cura definitiva para o cáncer!!!

Sandra Delgado disse...

Vamos torcer para que a cura definitiva do cancer seja logo descoberta, evitando a perda de tantas pessoas!!!

daniel disse...

Que bom ter vc aqui, mana!! Apareça sempre!!!Bj.

O SOL do amanhã... disse...

Muito bom mesmo!!!
Um abraço!

Anitha disse...

Daniel querido, agradecida! Como sempre você nos dando a oportunidade de nos atualizar, e, também, com boas novas que poderão ser decisivas a curto prazo para milhões de pessoas, que, atualmente têm que aguardar e, quantas vezes, sofrer um calvário até serem diagnosticadas.
O futuro bate à porta! Tomara que, além do poder ágil para detectar, ele venha trazendo a solução definitiva para esse mal do nosso século!
Um abraço afetuoso pra você