domingo, 24 de outubro de 2010

2

Parabéns Manaus!

Manaus completa hoje 341 anos. Depois de semanas de estiagem, logo cedo começou a chover intensamente, com fortes ventos. O dia ficou agradável, com um ventinho que não costuma dar o ar de sua graça. Parece até que os Deuses das lendas amazônicas, do Jurupari, das cosmogonias fantásticas da cultura dos índios Dessana resolveram marcar esta data banhando a cidade e limpando o véu atmosférico, há meses manchado pela fumaça encardida das queimadas criminosas, ou, no mínimo, inconscientes.
Afinal seu nome, Manaus, significa “Mãe dos Deuses”, em homenagem à nação indígena dos Manaós, que habitavam o sítio onde hoje se localiza a cidade, fundada em 1669 com o Forte de São José do Rio Negro. Ficou mundialmente conhecida no princípio do século XIX, início do ciclo da borracha.
Sexta cidade mais rica do País, segunda maior região metropolitana da região Norte e a 12ª do Brasil, somente após a criação da Zona Franca de Manaus, hoje o maior centro financeiro da região, em 1967, voltou a experimentar o surto de desenvolvimento do início do século passado, o que a habilitou para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.

2 Comentários:

Anitha disse...

Meu querido,

Parabéns a você, que tem o dom de se expressar de forma clara, bela e agradável!
É muito bom poder ler o que você escreve e posta no seu blog!
Esteja bem!!!
Beijo

Anônimo disse...

Só um errinho.. manaus é a maior região metropolitana do norte sim :)