quinta-feira, 7 de outubro de 2010

2

Estresse crônico reprograma células do sistema imunológico para facilitar a progressão do câncer

Em estudo publicado em 15 de setembro de 2010 na revista científica Cancer Research, pesquisadores da UCLA's Jonsson Comprehensive Cancer Center revelam a descoberta de como a reprogramação das  células do sistema imunológico  feita pelo estresse crônico pode facilitar a progressão do câncer. O estresse crônico atua como uma espécie de adubo que alimenta a progressão do câncer de mama, acelerando significativamente a propagação da doença por metástase em modelos animais. O estudo não afirma que o estresse causa câncer, mas mostra que ele pode apoiar seu desenvolvimento, metástase e recidiva uma vez que ele está desenvolvido.

Os investigadores descobriram que o estresse é capaz de reprogramar biologicamente as células do sistema imunológico que tentam combater o câncer, transformando-as, de soldados cuja missão é proteger o organismo contra a doença, em cúmplices. O estudo detectou um aumento de 30 vezes na propagação do câncer em todo o corpo dos camundongos estressados em laboratório, em comparação com aqueles que não estavam estressados.

Há tempos se acredita que o estresse funcionaria como um combustível para o crescimento do câncer em seres humanos. Este estudo, agora, fornece um modelo que não só demonstra que o estresse realmente pode acelerar a progressão da doença, mas também os detalhes do percurso por ele utilizado para alterar a biologia das células do sistema imunológico que, inadvertidamente, acabam promovendo a disseminação do câncer para órgãos distantes, onde é muito difícil de tratar.

"O que nós mostramos pela primeira vez é que o estresse crônico faz com que as células cancerosas escapem do tumor primário e colonizem órgãos distantes", disse Erica Sloan, pesquisadora do Jonsson Cancer Center e co-autora do trabalho.

Além de documentar os efeitos do estresse sobre a metástase do câncer, os investigadores foram também capazes de bloquear esses efeitos tratando animais estressados com drogas que bloqueiam o sistema nervoso e a reprogramação das células do sistema imunológico, chamadas macrófagos, para atuarem na promoção da metástase.

Os beta-bloqueadores, usados neste estudo para bloquear as vias de estresse em ratos, estão atualmente sendo examinados em várias bases de dados de câncer de mama, tal a importância de seu papel na prevenção da recorrência e seu poder potencial de evitar a propagação do câncer.  Se os resultados preliminares indicarem benefícios, ensaios clínicos de testes com beta-bloqueadores em fases adiantadas estão sendo considerados no Jonsson Cancer Center como meio de prevenção da recorrência do câncer de mama. Outros comportamentos de vida saudáveis também podem influenciar os caminhos biológicos descritos na pesquisa, tais como exercícios e técnicas de redução de estresse.

As  pesquisas estarão focadas nas mulheres mais jovens, porque elas podem ter uma infinidade de coisas pesando sobre elas quando são diagnosticadas com câncer de mama. As mulheres mais jovens têm exigências de vida geralmente mais significativas e, normalmente, estão sob mais estresse.

Este estudo, segundo os autores, fornece evidências da relação biológica entre o estresse e a progressão do câncer e identifica alvos para a intervenção clínica. Em função de seus resultados, será possível dizer a um paciente, no futuro, que se ele seguir este programa de exercícios, praticar tal tipo de meditação ou tomar tal pílula todos os dias, ele vai ajudar a prevenir a recorrência de seu câncer.
cancernews.Tradução, editorial e edição de ilustração pelo autor. Mais informação em  http://www.cancer.ucla.edu.

2 Comentários:

Anitha disse...

Meu querido,

Não deixei de segui-lo, até porque não haveria motivos pra isto, visto que aprecio muito o seu blog e, principalmente, a sua forma de se expressar, além do que você é primoroso na escolha dos assuntos aqui postados.
É uma honra poder fazer parte do quadro dos seus seguidores!
Beijo

Anitha disse...

Ah! Estou firme e forte como sua seguidora...e, aqui no seu blog, estou diante da Torre Eiffel...
Procure-me com atenção que irá me achar...