terça-feira, 26 de outubro de 2010

2

De que forma certos produtos hortícolas combatem o câncer

Desculpem se insisto no assunto, mas a coisa é importante. Embora se saiba há algum tempo que comer vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor e repolho podem ajudar a prevenir câncer de mama, o mecanismo pelo qual as substâncias ativas nestes vegetais inibem a proliferação celular era desconhecida - até agora. Os cientistas nos laboratórios da UC Santa Barbara mostraram como o poder de cura desses vegetais trabalha a nível celular. O princípio ativo, sulforafano,  pode ser um agente eficaz de prevenção do câncer, pois inibe a proliferação e mata as células pré-cancerosas. Também é possível que ele possa ser usado como uma adição ao taxol e a outras drogas similares para aumentar a eficácia do tratamento, sem aumento da toxicidade. A pesquisa está publicada na edição deste mês da revista Carcinogênese.

O câncer de mama, segunda principal causa de morte por câncer em mulheres, pode ser combatido pelo consumo de vegetais crucíferos, como couve e parentes próximos do repolho, como brócolis e couve-flor, afirmam os pesquisadores. Esses vegetais contêm compostos chamados isotiocianatos, que acredita-se serem responsáveis pelas atividades de prevenção do câncer e anti-cancerígenas nesses vegetais. Brócolis e brotos de brócolis têm a maior quantidade de isotiocianatos.

O trabalho enfoca a atividade anti-câncer de um desses compostos, denominado sulforafano, ou SFN.  Sua eficácia foi demonstrada na redução e na taxa de incidência de tumores mamários quimicamente induzidos em animais, inibindo o crescimento de culturas de células humanas de câncer de mama, levando à morte celular.

O SFN, ou sulforafano, impede a proliferação de células tumorais humanas por um mecanismo similar à maneira como as drogas anticâncer taxol e vincristina inibem a divisão celular durante a mitose, processo no qual o DNA duplicado na forma de cromossomos é exatamente distribuído para as duas células-filhas, quando uma célula se divide.

Centenas de minúsculas estruturas semelhantes a tubos, chamados
microtúbulos, compõem a máquina que as células usam para separar os cromossomos. O SFN, como os agentes anticâncer mais potentes, interfere com o funcionamento dos microtúbulos durante a mitose de uma forma similar à das drogas anticâncer mais poderosas. No entanto, o SFN é muito mais fraco do que estas outras drogas à base de plantas e, portanto, muito menos tóxico.
Traduzido e condensado de sciencedaily, com editorial e edição de ilustração pelo autor. Leia o texto original aqui.
Matérias relacionadas:   

Kim Novak diagnosticada com câncer de mama
A veterana atriz de Hollywood foi diagnosticada com câncer de mama, mas os médicos dizem que ela tem boas chances de recuperação, segundo informou seu agente Sue Cameron ao site da revista Hollywood Repórter.
A belíssima e sexy atriz dos anos 60, hoje com 77 anos, que estrelou mais de trinta filmes e protagonizou o clássico do genial diretor Alfred Hitchcock, "Vertigo" (“Um corpo que cai”) ao lado de James Stewart, detectou o câncer no início, durante uma mamografia de rotina, e está fazendo tratamento.
Seus médicos dizem que ela tem uma fantástica forma física e deve se recuperar muito bem.
Kim, que hoje vive com seu marido no Oregon, onde cria cavalos e lhamas, fez uma rara aparição em Hollywood em julho passado para lançar uma coleção de DVDs com seus trabalhos no cinema.

2 Comentários:

Gigi disse...

Oi daniel, O meu none é Gigi, tenho 32 anos, sou portuguesa e estou em remissão de um linfoma à 22 meses.

Só agora descobri seu blog, já li todos os seus post de 2009 e agora comecei os de 2010.

Como nós dizemos cá em Portugal:

"bem haja" - significa ainda bem que voçê existe.

Força.

daniel disse...

Puxa, Gigi, obrigadíssimo pelas suas palavras gentis e estimuladoras! Imagine a satisfação e a honra de saber que de alguna maneira estou levando uma boa mensagem. E que esta remissão seja, na verdade, a cura.
Tive o prazer indescritível de visitar seu belo País, onde me senti em casa, de Lisboa (boa lis, a boa flor-de-lis)a Guimarães, terra de meus avós paternos. Bjão!!