domingo, 24 de janeiro de 2010

11

Nada é mais certo do que a incerteza.



Certo, certeza, certeiro
Espera, esperar, esperança
A Certeza é a seta que acerta o Alvo,
Certeira;
A Esperança é o alvo, que espera.

Agora já é domingo, quase cinco da manhã. A ansiedade não me deixa dormir direito há uma semana. Terça-feira que vem, depois de amanhã, vou fazer o que foi planejado para ser o último ciclo da quimioterapia. Eu espero muito que seja mesmo. Depois, os exames para ver os resultados de 6 meses de tratamento, de efeitos colaterais, de incertezas, de esperança. A hora da verdade se aproxima e me angustia na plenitude da minha tão humana fragilidade. Nenhuma certeza... Todas as esperanças.

A cidade ainda dorme e apenas um carro solitário de vez em quando quebra o silêncio. Eu me sinto no alto de uma torre, prisioneiro de uma doença que vem mudando a minha vida, a minha cara, o meu corpo, mas, sobretudo, a minha cabeça, minha maneira de encarar o mundo. Que não me deixa planejar minha vida nem pra daqui a um ano, porque não me deixa entrever o futuro, nem o mais imediato, aqui de dentro da prisão existencial onde me encontro.

Hoje, depois de vários meses, passei na loja de conveniência onde costumava reunir com os amigos quase todos os fins de tarde, na saída do trabalho, pra bebericar e bater papo. Pra minha surpresa, tiveram dificuldade em me reconhecer, pois não me viam desde o início disso tudo. – Que foi isso, rapaz?! 

Esse outro, intruso, que com estranheza vejo no espelho, edemaciado pelo uso dos corticóides, corpulento e pálido por não poder tomar sol, sem sobrancelhas, com uma rala população de cabelos agora quase todos brancos parece querer definitivamente tomar o meu lugar, a minha identidade, a minha vida, como nesses filmes non-sense do cinema americano, onde os protagonistas têm que provar que eles são eles.

Sinto a vida em suspenso, como se atravessasse uma frágil ponte sem fim. Peço a Deus que me dê paciência e aumente a minha reserva de forças pra enfrentar o que me aguarda depois dessa curva da estrada.

Como já disseram, nada é mais certo do que a incerteza.

11 Comentários:

Thati Guimaraes Gobeth disse...

Paizinho, você não sai do meu pensamento, seja no trabalho ou em casa, em qualquer lugar...enfim tenho pedido a Deus diariamente em minhas orações para que tudo dê certo sem nenhum contratempo. Acredito piamente que essa NUVEM É PASSAGEIRA, que vamos virar a página como pessoas melhores do que quando entramos nessa estória. SIM...NÓS...porque você não está sozinho e NÓS que estamos com você nessa parada também nos envolvemos e acabamos aprendendo muito e nos tornando pessoas mais amadurecidas com outros valores antes inexistentes. Gostaria muito de poder amenizar essa ansiedade que você está vivendo, sem conseguir dormir direito, etc. O que posso fazer é enchê-lo de carinho com minha companhia e conversa. Te Amo Muito!

Sane Almeida disse...

Querido, nada posso fazer por vc para amenizar essa angústia, essa solidão.
O que posso fazer é orar, para que tudo dê certo e vc possa tirar, como acredito já estar tirando, uma grande experiencia de vida onde possa mais tarde ensinar muita gente!
Desculpe não ser capaz de escrever palavras que posssam arrancar tudo isso de vc.

bjs
e estarei, certamente orando por vc para que os resultados sejam como vc realmente deseja.

Márcia Baraúna disse...

Caro Daniel,
Estamos torcendo e o resultado será animador! Vamos em frente e com coragem. Que tal fazer da InCerteza uma Emcerteza?!
Com estima, Márcia

Mônica Santos disse...

Nas certeza de que tudo dá certo,e tudo é passageiro.
Aprender e crescer é fato, se superar é o que vale.

Sucesso e saúde ;)

bj

Alfredo Moura Palha disse...

Desde o início eu confiei que vc ia sair dessa meu amigo. A dúvida é humana e a fé também. A alma nobre, como a sua, sempre duvidará,mas sem perder a fé. Conte sempre comigo.Abc

Sandra disse...

Meu Amor...Meu Tudo...Minha Vida...Estarei sempre bem juntinho de você e juntos, com a benção de Deus, venceremos esta batalha! No momento não podemos colocar em prática nossos planos mas, sei, e tenho certeza de que muita coisa bôa pra nós é reservada. Te Amo!

daniel disse...

Não tenho palavras para agradecer a todos que manifestaram sua solidarieade aqui. Deus vos abençôe.

Anitha disse...

Daniel, com carinho, divido com você este texto/poema de Ledo Ivo:
Para que os cajueiros possam florir caiu esta chuva, que apagou as estrelas e encharcou os caminhos.
Água e vento derrubaram as cancelas antigas, quebraram telhas, vergaram árvores, suprimiram cercas, desalojaram abelhas e maribondos, enxotaram os pássaros predatórios, e o galinheiro é um cemitério de pintos amarelos.
Este é o regimento do mundo: relâmpagos e raios antes da flor e do fruto.
É o que eu acredito piamente!!!
Beijo,
Anitha

Paes Leme disse...

Feliz de te ter acompanhado, mesmo à diatância, e de poder me orgulhar disso, e de vc, meu irmão, de quem eu só conheço as boas palavras. Não me arrependo um só segundo, muito pelo contrário, por ter dedicado parte de meu tempo para te escutar e me emocionar com sua sensibilidade e com sua dedicação ao seu trabalho aqui no BLOG, onde tenho aprendido muito. Agora é hora de relaxar um pouco e esperar o tempo fazer o seu trabalho. Fica com Deus.

Felipe disse...

Pode contar comigo, e eu teu filho, estarei te esperando com braços abertos e com sorriso a brotar, a receber as boas notícias. Pai eu te amo, eu me lembro de ti no meu dia a dia, nós saímos juntos nos divertindo e tenho boas recordações dos tempos dourados. Eu creio que virão novos tempos dourados em nossas vidas.

daniel disse...

Obrigado, meu filho. TB te amo.