quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

0

Câncer de pulmão: Cuba registra primeira vacina terapêutica

A notícia não poderia ser melhor: uma vez que o paciente termina o tratamento com radioterapia ou quimioterapia e é considerado um paciente terminal, sem alternativa terapêutica, neste momento é aplicada a vacina, que ajuda a controlar o crescimento do tumor sem toxicidade associada. Ela pode ser usada como um tratamento crônico que aumenta a expectativa e a qualidade de vida do paciente. Teste foi realizado com mais de mil pacientes, sem que tenham surgido efeitos colaterais. 
C
uba registrou a primeira vacina terapêutica contra o câncer de pulmão, após testar sua eficácia em mais de mil pacientes ao longo de mais de 15 anos, sem que tenham ocorrido efeitos colaterais. Denominada CIMAVAX-EFG, a vacina tem o objetivo de transformar o câncer de pulmão avançado em uma doença crônica controlável.
O registro permite usar a vacina maciçamente no país, bem como nos mil pacientes aos quais foi administrada durante os testes, e atualmente seu processo avança para adoção em outras nações.
Diferentemente da quimioterapia e da radioterapia – usualmente empregadas no tratamento do câncer –, que desencadeiam elevada toxicidade, pois são inespecíficas e atacam também às células saudáveis, a CIMAVAX-EGF pertence à categoria das drogas que atuam através do Sistema Imunológico, estimulando seus agentes a atacarem apenas as células malignas relacionadas ao tumor.
Segundo Gisela González, chefe do projeto que desenvolveu a vacina, ela é baseada em uma proteína que faz parte de nosso organismo, o fator de crescimento epidérmico, e já se avalia formas de empregar o seu princípio em outros tumores sólidos (em próstata, útero e mama), que podem ser alvo deste tipo de terapia.
Traduzido e condensado de La Jornada. Leia matéria original aqui.

Câncer de mama: garota de quatro anos vence batalha
Aleisha Hunter é a pessoa mais jovem a ser diagnosticada com a doença.
O câncer de mama é raro em crianças, pois há pouco tecido no local e os hormônios femininos ainda não se manifestaram. O risco aumenta com a chegada da puberdade, mas afeta normalmente mulheres com mais de 30 anos. Antes de Aleisha, a pessoa mais jovem a ser diagnosticada era Hannah Powell-Auslam, que soube da doença quando tinha apenas 10 anos, em 2008.
A
 história começou quando a garota canadense, moradora na cidade de Toronto e hoje com 4 anos de idade, começou  a ter inchaços no peito, em dezembro de 2008. A mãe, Melanie, descobriu um caroço do tamanho de uma vagem no local, após um banho. À época, Aleisha ainda não havia completado três anos de idade. Em janeiro de 2009, o inchaço aumentou, gerando uma pequena esfera de 2 cm, que impedia Aleisha de dormir, por causa da dor.
Após o diagnóstico de câncer, foi feita uma mastectomia para remoção de 16 nódulos linfáticos do corpo da garota. O procedimento foi bem sucedido, o câncer foi removido e o tratamento dispensou o uso de quimioterapia e radioterapia. Ela saiu do hospital três dias após a operação.
"Eu sei que eu tive câncer no meu peito e que os médicos me fizeram melhorar", disse Aleisha ao jornal britânico Daily Mail. "Sei que a doença pode fazer algumas pessoas irem para o céu, mas eu estou melhor agora."
A médica responsável pela cirurgia, Nancy Down, afirmou nunca ter visto um caso parecido em 25 anos de profissão. "É o caso mais jovem conhecido no mundo", disse a especialista. Os médicos acreditam que o câncer não irá retornar, mas Aleisha passará por checkups constantes nos próximos anos e por uma cirurgia para reconstrução dos seios quando chegar à adolescência.
Traduzido e condensado de Daily Mail. Leia matéria original aqui.

Comentários: