sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

1

As células do cancer são Imortais ? Uma nova forma de matar as células cancerosas.

Ao contrário das células normais, as células cancerosas podem crescer e envelhecer sem morrer - uma das razões pelas quais elas são tão perigosos. Mas os investigadores da Washington State University desenvolveram uma maneira de ajudar as células de câncer a envelhecer e a morrer, o que poderia levar a um tratamento que retardaria ou impediria o crescimento do tumor.
A grande diferença entre células cancerosas e células normais é que as células cancerosas podem se dividir e viver para sempre. Chamamos isso de imortalidade. As células normais se dividem em uma série de vezes e, em seguida, param de crescer, envelhecem e morrem. Elas são mortais.
A
s células cancerosas têm uma maneira de manter seus telômeros, que não ficam encurtados. Cada vez que as células normais se dividem perdem algumas sequências de DNA do telômero. Eventualmente, quando o DNA do telômero torna-se muito curto, elas param de crescer. Há também outros fatores que contribuem para a mortalidade das células normais.
As células cancerosas se dividem descontroladamente. Então começa a haver um acúmulo de células de câncer em um local do corpo, que podem invadir os tecidos circundantes e interromper a função normal dos tecidos. Elas formam o tumor. As células cancerosas também podem circular em torno de seu corpo e entrar em outros lugares e formar tumores em novos locais. Isto é em parte devido à imortalidade das células cancerosas. Eles não morrem. As células normais crescem em um local e em algum momento elas vão parar.
A maioria das células cancerosas, cerca de 90 por cento, ativam uma molécula chamada telomerase. A telomerase é normalmente não ativada em células normais, exceto em células-tronco. Em células cancerosas, a telomerase está ativa. A função da telomerase é adicionar o DNA do telômero nos telômeros curtos. É por isso que as células cancerosas não perdem seus telômeros. Em células normais a telomerase está desligada, por isso não é possivel manter o comprimento dos telômeros. Isto sugeriria que, se você matar a telomerase nas células cancerosas, o telômero iria gradualmente diminuir e as células cancerosas iriam morrer.
No entanto, recentemente, descobriu-se que a telomerase estende apenas uma fita de DNA. A outra vertente deve ser sintetizada por outras moléculas, outras proteínas. A molécula que é responsável pela síntese de outro filamento foi encontrada. Se você bloquear a função desta molécula, o telômero não pode ser mantido adequadamente, de modo que a célula também pára de crescer.
O próximo passo será descobrir como tudo isso é regulamentado. Os pesquisadores precisam saber se em células normais a síntese da outra vertente também ocorre, para poder alvejar especificamente as células cancerosas. Se não ocorrer, o próximo passo é saber se o mesmo processo é regulado por diferentes vias em células normais em relação às células cancerosas. O objetivo final é investigar se existem objetivos específicos que podem inibir as células cancerosas.
Traduzido e condensado de Smart Planet. Leia matéria original aqui

1 Comentário:

daniel disse...

Olá, Ana,seja bem-vinda!
(benvinda com a reformaortográfica).
Fiquei muito bem impressionado com a organização social em Portugal qdo passei duas semanas percorrendo o país, em '98.Segurança Pública, organização urbana...Fiquei muito impressionado ao ver as pessoas beberem água direto das fontes públicas, de águas cristalinas em Guimarães,uma bela cidade, assim como Lisboa e o Porto.No metrô de Lisboa os passageiros tem a própria consciência como único controle de ingresso. Aqui entre nós já avançamos bastante nas conquistas sociais, mas ainda afalta muita coisa.Afinal, nosso processo civilizatório começou apenas em 1500. Mas isso não é desculpa, não:os norte-americanos tb começaram na mesma época e são hoje uma potência. Enfim, aqui teria assunto para um post, e dos grandes, né? Um grande abraço, Aninha, parabéns pela sua garra, sua força e muitíssimo obrigado pelas suas palavras lisonjeiras. Por favor, utilize à vontade o espaço de nosso blog.Um abração!!!!