quinta-feira, 31 de maio de 2012

6

Preconceito retira do Facebook fotos de mulher mastectomizada, “por serem pornôs”.


O Facebook mais uma vez dá provas de que prefere que seu espaço virtual seja ocupado por gangues de adolescentes, pela carolice e pela futilidade que alimenta o ego das pessoas. Acaba de retirar da página pessoal de Joanne Jackson, canadense de 40 anos que sobreviveu ao câncer de mama, as imagens que ela havia postado meses após uma mastectomia.
Ela posou em um ensaio fotográfico para comemorar sua recuperação e publicou algumas das fotos na rede social. E com uma simples olhadela percebe-se que apenas alguém muito perturbado mentalmente conseguiria se excitar ou extrair a mínima conotação sexual do conteúdo fotográfico publicado. Exceto, ao que parece, a censura preconceituosa da Rede Social.

O problema é que, em algumas fotos, ela aparece com cicatrizes das cirurgias nos seios (mastectomia), o que foi considerado simplesmente “nudez” pela babaquice do Facebook.

Joanne, é claro, ficou muito irritada. Segundo ela, não há motivos para acreditar que as suas imagens têm alguma conotação sexual que vá de encontro ao que diz a política do Facebook. E explica que só quis mostrar a sua "volta por cima" após uma doença tão complicada.

“Não há nada explícito ou pornográfico nessas fotos. Essa não era a ideia, de jeito nenhum”, comentou em entrevista a um jornal.

Quem sugeriu o ensaio foi um amigo dela, um fotógrafo profissional. Ela achou a ideia muito boa não pelo fato de se exibir, mas sim para provar que “há vida” após estes problemas e servir de inspiração para outras pessoas.

“Eu tive câncer de mama e decidi que isso não me impediria de viver. Essa cicatriz não define quem sou e nem me faz menos atraente como mulher”, completou.

Um representante do Facebook, que ainda advertiu a utilizadora, prevenindo-a que mais “abusos” resultariam no encerramento da sua página pessoal, declarou à imprensa que este tipo de fotografia vem sendo, sim, removida dos álbuns da rede social, pois algumas podem infringir as regras do site.

Fonte aqui

6 Comentários:

Lilian disse...

Ultrajante não é? Sabia que eu vou fazer um ensaio destes? Por via das duvidas, nao publicarei no face, kkkkkk, Vai que o povo se assusta né...

Iza disse...

Daniel acho que o problema está é no quanto as pessoas se sentem chocadas com a foto.

No trabalho eu tento mostrar minha mastectomia para as colegas e algumas saem da sala por não querer ver.

Acho que as pessoas ficam é chocadas.

Tânia Regina disse...

Dan como esta vc?
Sabe não levo redes sociais muito a sério,acho que ninguém devia.
Muito bom te 'ver' bem!Beijos

Sandra disse...

Absurdo!Deveria sim,ser visto e usado em campanhas de incentivo aos cuidados de prevencao!Sera que somente as que tem seus dois seios e que podem mostrar?Saude e forca pra todas.

Unknown disse...

Concordo com a Tânia, nas redes sociais é todo mundo na Disney andando de mão dada com o Pateta!

Margarete Vale disse...

A melhor maneira de ajudar as mulheres e a sociedade é com esclarecimento acerca do câncer de mama e o sucesso daquelas que venceram todo o processo. É importante dizer que é um grande equívoco considerar imoral a cicatriz e a ausência da mama exposta. Será que é por que essas mulheres continuam femininas, belas e atraentes? Não entendo também como essas fotos podem ser chocantes, quando temos todo o tipo de imagem de violência e pessoas acidentadas circulando na internet, quando temos mulheres seminuas fazendo poses obscenas. Mundo louco.