sexta-feira, 28 de outubro de 2011

2

Microondas para criar imagens de medicina e tratar câncer por hipertermia

Tomógrafo experimental de microondas.
Uma equipe de pesquisadores da Chalmers University of Technology desenvolveu novas técnicas de diagnóstico e tratamento do câncer com a ajuda de microondas, o que poderá vir a desempenhar um papel pioneiro na batalha contra o câncer. Estas técnicas podem salvar muitas vidas e são potencialmente mais eficazes, menos invasivas e mais simples do que as alternativas disponíveis atualmente. Estudos clínicos demonstraram que o tratamento com radioterapia convencional e quimioterapia em combinação com a hipertermia pode dobrar a capacidade a longo prazo para curar certas formas de câncer, como o de colo uterino e o sarcoma de tecido mole.

A equipe de Chalmers espera ser capaz de testar duas técnicas diferentes em pacientes dentro dos próximos seis meses. Um dos métodos é uma alternativa à mamografia atual, ou seja, utilizando raios-X para detectar câncer de mama. O outro método visa tratar tumores na cabeça e pescoço por aquecimento das células cancerosas, uma técnica chamada hipertermia.

As microondas podem ser usadas para criar imagens médicas - uma nova técnica conhecida como tomografia por microondas. Andreas Fhager, professor associado da Biomédica Eletromagnetismo, desenvolveu um sistema para detectar o câncer de mama com a nova técnica. Ele ressalta que o método tem várias vantagens sobre mamografia tradicional.

"Nós podemos obter imagens tridimensionais mostrando um contraste significativamente melhor entre os tecidos saudáveis ​​e as células malignas, em comparação com os raios-X usados atualmente no mamógrafo. Isso torna mais fácil detectar tumores muito pequenos, mesmo que eventualmente possam estar obscurecidos por tecidos saudáveis, criando assim as condições necessárias para um diagnóstico muito mais confiável."

Ao contrário dos raios-X, a técnica também emite doses desprezíveis de radiação não-ionizante - menos de um centésimo da radiação a que se está exposto ao falar ao telefone celular. Além disso ela é consideravelmente mais confortável para o paciente do que a mamografia e também muito menos dispendiosa, não só porque o equipamento de microondas não é tão caro, mas também porque as imagens mais claras tornam a interpretação mais fácil para os médicos.

Estudos clínicos demonstraram que o tratamento com radioterapia convencional e quimioterapia em combinação com a hipertermia pode dobrar a eficiência a longo prazo para curar certas formas de câncer, como o de colo uterino e o sarcoma de tecido mole.

"Estamos agora desenvolvendo um sistema de hipertermia novo, que pode atingir tumores profundos na cabeça e pescoço com alta precisão", diz Hana Dobšíček Trefná, PhD em Engenharia Biomédica. "Desta forma, as temperaturas mais elevadas poderão atingir o tumor sem afetar o tecido saudável ao redor."

Traduzido e condensado de ScienseDaily pelo autor do blog. Leia release original aqui.

2 Comentários:

daniel disse...

Obrigado, Izabel. Estamos na luta!

Jú Carelli disse...

Daniel...
Muito legal as informações que você sempre traz...
Que Deus abençoe as novas tecnologias...
Obrigada por compartilhar boas notícias...
Beijos carinhosos