quarta-feira, 5 de outubro de 2011

3

De Manaus a Belém pelo Rio Amazonas em imagens

Porto de Manaus no dia da partida, 28/09/2011


Os passageiros se aglomeram no convés do N/M Santarém para ver a cidade se distanciando na hora da largada, no por-do-Sol.

Quando o Sol se põe nas margens do Rio Amazonas o espetáculo é sempre grandioso e sublime.
O céu se transfigura segundo a segundo, mudando os tons da paleta de cores, enquanto o Astro-rei mergulha por trás das margens distantes. Tudo é grandioso, o rio, o espetáculo. O tempo tem outro sentido.
Venda de queijo de leite de búfala, no Porto da cidade de Almeirim.
O caboclo é o verdadeiro herói da ocupação desse imenso vazio demográfico que é a Amazônia, o verdadeiro Minossauro, o homem-peixe, na trilogia do escritor paraense Benedito Nunes.
Aqui, muitas vezes a água se confunde com a terra, e o caboclo vive em harmonia com todos os elementos da Naturaza.
Em Santarém/PA, a cidade banhada pelo rio Tapajós, de águas verdes, o reencontro com velhos e bons amigos...
... e também com algumas iguarias da culinária paraense, depois de passar dois dias comendo apenas o que havíamos levado como provisões. O cheiro da comida e a aparência da cozinha de bordo não eram muito...digamos...estimulantes. (Continua no Próximo post).

3 Comentários:

Unknown disse...

Daniel, que coisa boa viajar. que coisa boa te ver bem.O que mais quero é viajar mais agora, parar de adiar e conhecer lugares que sempre quis dentro desse nosso Brasil. Um deles ai, na Amazônia. beijos querido e saúde para nós!!!

Angel love disse...

Daniel, encontrei vc por acaso e estou seguindo-o, vivo um drama como o seu, essa doença q é um paradoxo do mal x o bem; sim, estou na batalha contra um CA de mama há dois meses q se parecem dois anos, já setindo as transformações q isso nos acomete, em nosso físico e principalmente em nosso interior.Tenho um blog tbem, q estava meio deixado, a não ser pelas últimas postagens q já se verifica o turbilhão da mistura de sentimentos com o diagnóstico positivo, caso queira visitá-lo, seguí-lo ficarei muito feliz. Quero me juntar a todos vcs q se unem e fazem a diferença uns na vida dos outros, e vamu q vamu rumo a vitória.
Bjus
Cris

daniel disse...

Oi, Cris!! Obrigado por sua visita. Estive viajando e assim andei um pouco afastado do blog, mas estou de volta. Você é muito bem vinda para fortaleer essa corrente de solidariedade que nos envolve. Bjo