terça-feira, 15 de maio de 2012

1

“Geração Y” Fuck Cancer


Com a missão de capacitar e mobilizar brasileiros da chamada Geração Y – jovens com idades entre 17 e 35 anos – a atuar como disseminadores de informações sobre a prevenção ao câncer, o movimento Fuck Cancer chega ao Brasil por iniciativa do empresário Paulo Al-Assal. ONG com grande influência social e política no Canadá e Estados Unidos, o Fuck Cancer atuará nacionalmente com ações educacionais voltadas à detecção precoce da doença e prevenção. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), em 2012 devem surgir mais de 518 mil novos casos de câncer.

Segundo Paulo Al-Assal, o interesse em trazer o Fuck Cancer para o Brasil tem motivação pessoal. “Há cinco anos convivo de perto com a doença, pois minha mãe luta contra o câncer. Aprendi muito com essa experiência horrorosa e depois de estudar a atuação de várias ONGs sobre o tema, deparei-me com o trabalho singular do movimento Fuck Cancer. Acho admirável a organização sobretudo porque se propõe a fazer o que é possível na luta contra o câncer. Esse aspecto, inclusive, é o que difere o Fuck Cancer de tantas outras entidades.

Fundado em 2009 por Yael Cohen, em Vancouver (Canadá), o movimento Fuck Cancer atua com base em uma organização não governamental internacional, sem fins lucrativos, que tem por missão mobilizar e capacitar jovens da Geração Y para que se tornem defensores da detecção precoce da doença. Por meio de um novo discurso, essa geração pode convencer os pais e avós a enxergar a doença por um novo prisma. A organização é custeada com doações on-line, vendas de camisetas e doações de pessoas físicas e empresas privadas. A mobilização surgiu quando a mãe de Yael Cohen se recuperava de uma cirurgia para a retirada de um tumor na mama. Yael ouviu, nos corredores do hospital, a frase Fuck Cancer e imediatamente se sentiu motivada a tornar a expressão um mote de resistência emocional à doença. No dia seguinte passou a usar uma camiseta com a frase. A mãe, a espirituosa Diane Yael Cohen, também vestiu-a com orgulho.

A reação foi surpreendente e Yael viu a oportunidade de fazer a diferença; de operar uma mudança significativa. Mais do que um slogan estampado em uma camiseta, Fuck Cancer tornou-se um movimento internacional que se propõe a salvar vidas alertando e ensinando as pessoas a procurar pelo câncer de diferentes formas em seu estágio inicial. A proposta é mudar a percepção da sociedade em relação à doença, desafiando o estigma. Ao mudar o equilíbrio de poder da doença para o paciente, o movimento quer transformar cada pessoa acometida pelo câncer em um lutador; um sobrevivente.

Leia release aqui
Ilustração: montagem de fotos do Googleimages

1 Comentário:

C@rin disse...

Oi Daniel!

Muito bom ver você postando novamente, e esse movimento Fuck Cancer tem mesmo de ser divulgado.

Abraço,

Carin