terça-feira, 2 de março de 2010

0

“Não deixo o câncer controlar minha vida”

shanteau
Em julho de 2008, o nadador americano Eric Shanteau, então com 24 anos, estava prestes a conseguir uma vaga para disputar as Olimpíadas de Pequim quando descobriu que tinha um tumor em um dos testículos: Foi uma daquelas coisas que acontecem por acaso. “No verão passado, achei uma massa em meu testículo que não deveria estar lá. Fui ao médico da família, que pediu uma série de exames e me encaminhou para um especialista. O processo até descobrir o que estava errado levou uma semana.”

“É muito difícil responder o que você sente quando está sentado em frente ao médico e ele diz que você tem uma doença como o câncer. A melhor forma de descrever o que senti é uma certa sensação de perda de controle misturada com raiva, tristeza e medo. Saber da doença foi a pior parte de tudo: perder o controle sobre si mesmo e escutar tudo o que você tem de fazer para salvar sua vida.”

Tomou a difícil decisão de adiar a cirurgia para realizar o sonho de competir no maior evento esportivo do mundo. Não conseguiu medalha, mas se tornou um exemplo de determinação. De volta aos Estados Unidos, Shanteau submeteu-se a uma operação bem-sucedida, tornou-se embaixador da luta contra o câncer e até melhorou seu desempenho dentro da piscina.
Editado de artigo publicado na Revista Época

Comentários: