segunda-feira, 8 de março de 2010

0

Chá verde reduz risco de câncer de pulmão

chávert
A ingestão de chá verde pode reverter os riscos de câncer de pulmão provocado pelo fumo, segundo estudo realizado em Taiwan. O trabalho respalda pesquisas que mostravam que os antioxidantes da bebida ajudam a combater doenças como diabetes e cardiopatias.

Segundo os pesquisadores, tanto fumantes quanto não fumantes que não beberam chá verde apresentaram cinco vezes mais probabilidade de contrair câncer de pulmão do que as pessoas que tomaram pelo menos uma xícara ao dia. Os fumantes que não consumiram o chá apresentaram 13 vezes mais probabilidades de ter câncer em comparação com os fumantes que tomaram pelo menos uma xícara.

O estudo pode conter indicações sobre a utilização de algumas substâncias químicas do chá verde na prevenção de tumores nos pulmões. Pesquisas anteriores mostraram que o chá pode proteger também contra o desenvolvimento de tumores da mama, próstata, estômago e bexiga, explica a autora do estudo, I-Hsin Lin, da Chung Shan Medical University de Taichung, de Taiwan.

"O chá, particularmente o verde, despertou muita atenção porque os seus polifenóis são fortes antioxidantes, e o chá mostrou uma atividade inibidora da gênese dos tumores", disse Lin. Embora a pesquisa indique o consumo de chá como forma de reduzir o risco de câncer do pulmão, no caso dos efeitos tóxicos do fumo, deixar de fumar é a melhor maneira de evitar a doença, acrescentou.

Tomar chá verde pode reduzir também o risco de câncer do pulmão em pessoas com predisposição genética para tumores malignos, afirma a médica.

Organização Mundial da Saúde avalia que
mais de 1 bilhão de pessoas fumam em todo o mundo e que a metade delas morrerá em consequência desse hábito. O tabagismo mata 5,4 milhões de pessoas ao ano, ou uma média de uma pessoa a cada seis segundos, e provoca a morte de um em cada dez adultos em todo o globo, segundo a agência sediada em Genebra.

O câncer do pulmão é a causa principal de todas as mortes por câncer em Taiwan, afirmou Lin em um comunicado da Associação Americana de Pesquisa do Câncer sobre o estudo.

A pesquisa foi apresentada esta semana em um congresso médico em Coronado, Califórnia. Para o estudo foram entrevistadas mais de 500 pessoas, incluindo 170 com câncer de pulmão. Elas foram avaliados quanto ao seu hábito de fumar, ao consumo de chá verde e outra dieta, estilo de vida e condições de saúde.
Bloomberg News

Comentários: