segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

16

Câncer de próstata – Abiraterone e um balanço nos progressos da terapia

prostate-cancer
O acetato de abiraterone (nome comercial Zytiga) é uma nova droga que está sendo desenvolvida para o tratamento de câncer de próstata metastático avançado que tenha progredido mediante o desenvolvimento de resistência frente às terapias hormonais convencionais.   Isso também é conhecido como câncer de próstata resistente à castração (CRPC).  O termo não deve ser tomado ao pé da letra – esta castração é química e anti-hormonal. Essa é a população de portadores de câncer de próstata que, literalmente, está próxima da morte. Alguns anos, no máximo.

A Janssen Pharmaceutical Companies, da Johnson & Johnson, iniciou no fim do ano passado uma pesquisa de Fase III com a abiraterone para dar uma chance às pessoas - que estavam tomando apenas um placebo - de tomarem o medicamento, uma vez que, com os dados coletados até então os benefícios são claros. O tratamento com acetato de abiraterona resultou em uma redução de 35 por cento no risco de morte e um aumento de 36 por cento na sobrevivência média (14,8 meses versus 10,9 meses) comparado com o placebo. Dados apresentados na reunião da Sociedade Europeia de Oncologia no fim do ano passado.

Esta talvez tenha sido também uma decisão de estratégia comercial, porque poderá permitir com que a droga possa começar a ser comercializada antes de passar pelo longo e exigente processo de aprovação do órgão de controle norte-americano, a FDA. Se isso acontecer “por razões humanitárias”, o medicamento poderia estar disponível em até nove meses.

O Instituto para a Qualidade e Eficiência em Saúde - IQWiG, agência alemã independente que se dedica a avaliação da qualidade e eficiência dos tratamentos médicos, examinou e aprovou desde setembro de 2011 o uso da abiraterona em pacientes que não são elegíveis para tratamento com docetaxel e que não respondem mais às terapias atuais. Em comparação com a terapia padrão atual, o IQWiG encontrou consideráveis beneficios adicionais no uso da droga. Em contraste, estes benefícios não foram comprovados em pacientes que ainda podem ser tratados com docetaxel.

Até hoje, após décadas de utilização dos métodos iniciais, a prostatectomia, a radiação, e, mais recentemente, a braquiterapia e o tratamento hormonal, não há cura. A maioria dos pacientes acaba morrendo de outras causas, mas um número razoável, cerca de um em cada seis ou sete, acaba morrendo mesmo deste câncer. Todos os medicamentos existentes são ou paliativos – melhoram a qualidade de vida atenuando os sintomas e as dores - ou aumentam a sobrevida.

O que há de mais novo como terapia é o Provenge, uma vacina fabricada pela Dendreon que aumenta a esperança de vida em cerca de 4 meses e que custa uma pequena fortuna. Quando foi lançada aumentou em 27% o valor das ações da empresa.

Nosso organismo não identifica o câncer como um inimigo. Provenge, a meu ver, tem como maior mérito ter reaberto um conceito, o das vacinas terapêuticas que estimulam o Sistema imunológico, que poderá levar à cura dos cânceres avançados, mas falta ainda muito, muito trabalho de pesquisa.

Uma nova droga, também uma pílula como a abiraterone, chamada por enquanto de MDV3100, está sendo pesquisada em ritmo acelerado pela Meditavo e atualmente em fase de testes.

Não é difícil supor que o muito provável sucesso terapêutico da abiraterona e também da MDV3100 possam vir a afundar comercialmente o Provenge, por serem muito mais convenientes (ministradas sob a forma de pílulas), mais simples de serem produzidas e por custarem muito menos.

A multinacional indicou que os planos eram de apresentar pedidos de aprovação de comercialização do acetato de abiraterone às autoridades reguladoras na Europa e nos EUA até o final do ano de 2010, com solicitações no resto do mundo a seguir. Larry Biegelsen, analista de valores mobiliários, observou que o acetato de abiraterone "poderia se tornar uma oportunidade de quase um bilhão de dólares" para a empresa. 

Talvez ainda existam Clinical Trials iniciando para pacientes com cânceres muito avançados, necessitando de tratamento. Consulte dentre as guias aí na barra lateral do blog onde se lê CLINICAL TRIALS. As descrições incluindo os critérios de inclusão ou exclusão estarão em inglês.

Consulte o seu oncologista e veja no que ele pode lhe ajudar. Se ele não souber ler em Inglês, não estiver atualizado ou não souber utilizar informática e internet (alguns até desdenham) aconselho você a mudar de médico.

Leia mais sobre a abiraterone aqui
----------------------------------------------------------------------------------------------
Depois de um breve período de recesso de fim de ano, eis-me voltando ao convívio estimulante com meus amigos virtuais aqui do blog. Mais um ano, mais uma etapa, mais uma oportunidade de enriquecimento do espírito humano nesta busca individual pelo aprimoramento, nesta viagem sem destino preconcebido em busca de respostas às questões ancestrais “Donde vim?”, “O que faço aqui?” e “Para onde vou?”.
Um grande abraço e obrigado pelas manifestações pelo Natal e Ano-Novo. Um grande 2012 para todos nós!

16 Comentários:

Solange disse...

Oi Dan!
Como você está? amigo
Saudades!
Beijos da Sol

Tânia Lyrio disse...

Como sempre matérias 'pertinentes'em seu blog.Beijo Dan

Lilian disse...

amigo, me dá noticias de voce, como esta? pq sumiu, esta tudo bem contigo? liarguello@bol.com.br

Vera do sullllll disse...

Olá!
Leio o Blog da Lilian, e vim te fazer uma visita. Fiques bem. abraços.

Anônimo disse...

Olá, Daniel. Conheci teu blog pela divulgação da Lilian no grupo Amigas do Peito. Muito, muito bom! Parabéns pela iniciativa e força, muita força, para teu tratamento. Com humor, questionamentos e conhecimento, tudo fica melhor, não? Abraço, Tamara.

O SOL do amanhã... disse...

Dani
Não suma mais, pq vc viu o poder que a DONA LILIAN tem em achar os "desaparecidos" e trate de botar noticias frescas aqui, pq vai que nossa amiga tenha um enfarte de preocupação, vai ser muita gente na rede atras de vc daí!!

Viu como vc é importante?
Como tem gente que te ama?
Então bora sentar em frente ao computador e dizer apenas OI pra acalmar nossos animos...
Bjos querido!!!

Angela Farias disse...

Caro Daniel

Também estou preocupada com o seu sumiço, escreva logo no Blog...

Marina da Silva disse...

Daniel,
fiquei sabendo pela Lilian qui ocê quer para de postar???? Está PROIBIDO! VC É MINHA FONTE...E TUDO O QUE HÁ DE RECENTE EM DESCOBERTAS CIENTÍFICAS!rsrsrsr
Se ocê somi todos seus seguidores somem...então continua vá! Bju. Marina

Anônimo disse...

Alguém precisa deste medicamento?abiraterona

Quero ser vereador na Serra E.S disse...

PROCURO ZYTIGA PARA COMPAR 27999182085 ZAP PITON68@HOTMAIL.COM

Ana Paula da paixão Gonçalves Miranda disse...

Boa tarde!

Vendo duas caixas de Zytiga por R$ 4400,00 cada. Boa procedência.

paulapaixaogm@gmail.com

Mara Bagagiolo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Quero ser vereador na Serra E.S disse...

COMPRO ZYTIGA ZAP 27999182085 PITON68@HOTMAIL.COM

Anônimo disse...

Vendo Zytiga, caixa aberta, boa procedência. Foram tomados apenas dois comprimidos. Para quem interessar, deixar e-mail de contato.

Quero ser vereador na Serra E.S disse...

Tenho interesse no zytiga imail piton68@hotmail.com zap 27999182085

Anônimo disse...

Vendo enzalutamida (xtandi)