quarta-feira, 27 de julho de 2011

5

Isla de Margarita II, “O Retorno”

Anitha (A DE ANITHA), minha querida amiga mineira, poeta madura, inspirada e talentosa (numa fase linda e docemente criativa), me deu um merecido puxãozinho de orelha em comentário recente aqui. É que, contrariamente ao que normalmente costumo fazer, me ausentei aqui do blog assim, na maior, sem avisar. Ela tem razão e aproveito para pedir-lhe desculpas e aos demais amigos que costumam participar, validando, cada um a sua maneira, este espaço. Mas, permitam-me atenuar um pouco minha culpa: quando viajei levei o laptop na mochila, como faço sempre nos meus deslocamentos de trabalho ou de laser. E pensava poder atualizar as postagens tipo hecho en Venezuela. Ledo engano.

Ficamos hospedados em Margarita numa dessas casas de veraneio pertencentes a uma minoria de pessoas abastadas que vivem em Caracas, dotada de todo o conforto necessário para se desfrutar de um período de férias, mas sem a comodidade de uma conexão à internet. E a julgar pelo que pudemos perceber em Margarita, a revolução demagógica de que tanto falam na mídia não chegou a produzir os efeitos benéficos proporcionados pela associação midiática da informática com a internet, que parece ainda não se ter tornado uma realidade disseminada entre a maioria das pessoas no cotidiano do País. E nada de centros comerciais dotados de rede wireless, nem nada de cybercafés. Fiquei ilhado.

Nem tanto quanto Cuba - um pais estagnado na década de 50 - a Venezuela parece ainda mergulhada até o pescoço naquela letargia cultural - onde se inclui a tecnologia que se desenvolve dialeticamente - que insiste em se eternizar na maioria das repúblicas aqui da América do Sul, em pleno século XXI. Imaginem, a primeira vez que estive lá, em 2006, eles ainda estavam experimentando a febre da chegada recente dos celulares entre eles. Nove, entre dez pessoas, andavam com a cara enfiada em um celular!

Nem no grandioso e elegante Shopping pertencente à rede nacional Sambil havia conexão disponível. Alias, como já destaquei no post anterior, a ilha é tax free, permitindo ao turista avisado encontrar marcas famosas como Ray-Ban, Victoria´s Secret, Liz Claiborne, Adidas, Nike, Nintendo, PSP’s,  BlackBerry, Diesel,  L’Occitane, Tommy Hilfiger,  Lacoste, Dolce & Vita, MNG, GSL, Timberland, Levi´s, Apple, eletroeletrônicos, perfumes importados, vestuário, acessórios para autos, entre uma infinidade de outros itens, a preços de verdadeira zona franca. Na Av. 4 de Mayo, nos Boulevards Guevara e Bolivar (os chamados “paraguais”), em Porlamar, ou nos seus outlets e nos Shoppings Centers Sambil (com destaque para a Joyeria botticelli) e La Vela.
================================
Como tem sido possível observar, e contra minha vontade, não tenho podido atualizar o blog com a frequencia diária com que costumava atualizar desde seu início. Isto, em consequência de uma conjunção de fatores impeditivos, alguns imprevistos, alheios a minha vontade. Mas creio que a partir da próxima semana as coisas poderão correr mais tranquilas e poderei retomar meu eixo. Até lá, vou fazendo o que for possível. Algumas fotos, abraço em todos e muita, muita saúde!

5 Comentários:

daniel disse...

Obrigado pela visita e pelas palavras, Clau, e seja muito bem vinda! Abraço.

daniel disse...

LAU!

Lau Milesi disse...

Olá Daniel, que beleza de post! Belas fotos. Amo imagens!! Interessante sua observação sobre o mundo digital(restrição).
Taí, preciso ir para um spa na Venezuela.:) O mundo digital também estressa, concorda?

Respondendo à sua pergunta, para você seguir o blog é só clicar na lista de seguidores que poderá ver as postagens.

Um abraço e bom fim de semana.

Solange disse...

Olá Daniel!!! saudades, fico feliz em saber que está bem e postando novas experiências do mundo digital rsss. Belas fotos!!!
Bjos no coração
Sol

Marina da Silva disse...

Oiiiiiiiiiiii Daniel,
Desta vez está perdoado....kkkkk
Adorei a informação sobre a Venezuela, principalmente a que diz: não há internet.
Num vou pra lá nem a pau! Sou viciada em internet e teria surtado na hora que descobrisse que sai da era higth tec para a medieval! kkkk
Bom retorno! Gostei das informações e fotos! Abraço carinhoso. Marina da silva