Mostrando postagens com marcador Manaus. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Manaus. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 21 de junho de 2012

0

Amazonas: Atenção oncológica terá melhorias no segundo semestre de 2012


A elevação de cinco para nove no número de salas de cirurgia, possibilitando um aumento de 60% no quantitativo de procedimentos cirúrgicos é uma das melhorias previstas para ocorrerem ainda no segundo semestre de 2012 na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), informou o diretor-presidente da instituição, o pneumologista Edson de Oliveira Andrade. Outra grande novidade é a instalação do Acelerador Linear - aparelho de ponta, utilizado no tratamento radioterápico (radiação curativa) e que já está na Fundação Cecon. A previsão é que ele comece a ser utilizado em 2013.

Oliveira destacou que outras mudanças, tais como a ampliação dos leitos de UTI para adultos e a conclusão da UTI infantil – hoje em fase de implantação – também estão previstas para o mesmo período. A primeira delas já teve a expansão do número de leitos iniciada, passando de cinco para sete na última semana. Para tanto, houve também a ampliação dos contratos com cooperativas de médicos intensivistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem. “Cerca de 70% das cirurgias realizadas no hospital demandam UTI, já que são de alta complexidade e duram entre 6 e 12 horas”, explica.

A instalação do Acelerador Linear - aparelho de ponta utilizado no tratamento radioterápico (radiação curativa) e que já está na Fundação Cecon tem previsão de início de operação em 2013, já que aguarda a construção da Casamata – sala com reforço de concreto que o abrigará e cuja licitação está em fase de conclusão. A obra terá a duração de seis meses e, em seguida, o aparelho passará pela fase de testes para ser incorporado ao Serviço de Radioterapia da FCecon.

O acelerador possibilitará, além do aumento de aproximadamente 80% na oferta de tratamento radioterápico, a adoção de novas técnicas de radioterapia, a exemplo da chamada “conformacional tridimensional”, necessária nos casos de câncer de próstata e que hoje é feita na rede particular por pacientes da rede pública, por meio de contrato firmado com o Estado.

Investimentos e agenda positiva

Entre 2010 e 2011 o orçamento autorizado para a FCecon aumentou em mais de R$ 3 milhões, passando de R$ 54 milhões para pouco mais de R$ 57 milhões, um acréscimo de 5,6%. O número de atendimentos também sofreu crescimento. Segundo mostram as estatísticas, em 2010 foram realizados 821.611 atendimentos e em 2011, 855.082, 4,1% a mais que no ano anterior.

Para este ano o orçamento total é de R$ 70 milhões, ou seja, R$ 13 milhões a mais que em 2011, um acréscimo programado de 22,8%. A partir dele, será possível realizar procedimentos tais como os previstos no cronograma denominado “Agenda Positiva”, a qual se resume em uma previsão de atendimentos a serem realizados em um período de 45 dias – a contar de 1º de junho -, os quais totalizam 111.833.

Entre eles estão 108.602 procedimentos ambulatoriais, 2.558 hospitalares, 17.042 consultas, 456 internações e 673 novos inscritos – novos pacientes.

Também fazem parte da agenda a realização de 4,4 mil procedimentos odontológicos, 9,9 mil na área de enfermagem, 55,1 mil exames, 1,7 mil atendimentos de urgência e emergência, 271 cirurgias e aproximadamente 7,3 mil em radioterapia e quimioterapia.

Os números são fruto de uma perspectiva baseada em estatísticas dos últimos dois anos e considerando um crescimento gradativo da demanda.

A “Agenda Positiva” atende a uma orientação da Secretaria de Saúde, Susam, e prevê uma série de atividades que, embora sejam rotineiras, mostram a importância regional do hospital que é referência no tratamento do câncer em toda a Amazônia Ocidental, tendo em vista os números significativos no atendimento.

Atenção oncológica

“O câncer exige uma atenção que não fica só no médico. É de caráter integral de uma equipe multidisciplinar”, explicou Edson Andrade. Assegurando que a equipe da fundação é extremamente qualificada para o trabalho que presta à população do Amazonas e estados e países vizinhos que procuram atendimento da unidade hospitalar. “Hoje, além de vários mestres, a FCecon possui cinco doutores, o que mostra que a equipe é altamente qualificada”.

Outra peculiaridade da fundação são as residências em oncologia clínica, oncologia cirúrgica e cirurgia de cabeça e pescoço, as quais tornam a instituição não só um centro de atenção, mas também de formação e qualificação de profissionais.

Fonte aqui

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

1

Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele no Amazonas


Os efeitos do sol são cumulativos. Uma queimadura hoje pode virar um câncer amanhã. As pessoas que tiveram melanoma são propensas a terem novamente. O protetor solar é indispensável e deve ser aplicado com generosidade de duas em duas horas, e a pele deve receber o produto meia hora antes da exposição solar.
Neste sábado, dia 26, aproximadamente 40 profissionais estarão diagnosticando gratuitamente a doença, das 9 às 15 h, nos seguintes locais: Fundação de Medicina Tropical (FMT), Fuam, FCecom e Ambulatório Araújo Lima.Participe!

De acordo com a Fundação Alfredo da Mata (Fuam), 3.281 casos de câncer de pele foram registrados ao longo de 11 anos no Amazonas.

Desde que o início de operação da Fundação, o número de pessoas diagnosticadas com câncer de pele aumentou 36%. Do total da demanda atendida pela unidade, 90% dos casos são solucionados.

Neste sábado (26), pelo menos 40 dermatologistas farão parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele (CNPCP) no Amazonas, que será realizada das 9h às 15h.

Os profissionais devem fazer consultas gratuitamente à população e orienta a respeito da doença na Fundação de Medicina Tropical (FMT), Fuam, FCecom e Ambulatório Araújo Lima. As unidades também devem fazer exames para a detecção do câncer.

No Amazonas, a campanha está sendo organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) do Estado. De acordo com a presidente da regional, Valeska Albuquerque Francesconi, a estimativa é de que pelo menos 400 pessoas sejam atendidas.

“Estamos com dados alarmantes de casos de câncer de pele e precisamos trabalhar para que a população tenha condições de detectar a doença o quanto antes, para aumentar as chances de cura”, afirmou. Valeska informou também que é preciso estar atento a manchas de pele que aumentam, trocam de cor ou desaparecem ao longo do tempo.

“Além dessas observações, é preciso ter o cuidado de se proteger do sol. Como o Ministério da Saúde ainda não distribui protetor solar, para quem não tem condições de comprar, pode se proteger com roupa mesmo”, explicou.


Em 2009, a SBD recebeu a certificação no Guinness Book por ter organizado a maior campanha médica do mundo, realizada em um único dia, e a maior campanha de prevenção ao câncer de pele mundial, com mais de 34 mil atendimentos no Brasil.

Com isso, o País passou a deter o recorde que, até então, pertencia à Academia Americana de Dermatologia (AAD). Esta é a 13ª edição da campanha.
Fonte aqui
 
Atualização do post em 29/11/2011:

Comparecemos ao Ambulatório Araújo Lima, aqui em Manaus, Felipão (meu filho caçula) e eu para participarmos da Campanha. Não tive ainda acesso à informação sobre a adesão da população. No local (eram 4 postos de atendimento na cidade) haviam comparecido apenas 43 pessoas até as 1:30 h. Na foto, momento em que o Felipe era examinado, no dia em que completava 18 anos. Depois fomos almoçar juntos. Muita saúde e juizo ao meu querido Phil.

sábado, 15 de outubro de 2011

2

De Manaus a Belém pelo Rio Amazonas em imagens (Cont.)

Depois de Santarém, inicio da travessia do "Estreito Breves"

"Esse Rio é minha rua..."
Dá para chamar isso de "estreito"?
N/M Santarém no trapiche da cidade de Breves. Eu estou sentado dentro do pneu.
Frente da cidade de Breves, onde compramos camarão e açaí.
Mais um por-do Sol e finalmente...
...Belém, com sua silhueta imersa na fumaça das queimadas criminosas de verão.

terça-feira, 3 de maio de 2011

0

PET Scan em Manaus – Campanha pela inclusão da quimioterapia oral

Depois que publiquei aqui no blog a minha experiência pessoal de ter passado aqui em Manaus por um exame de medicina nuclear chamado PET Scan, muitos leitores tem contatado para saber detalhes. No início, comecei a responder pessoalmente a cada e-mail recebido. Mas agora, depois de tantos pedidos de informação, acho que pela sua importância prática e imediata o assunto vale um post.

 Clique na imagem para ampliar
Após uma longa luta da sociedade civil organizada visando facilitar o acesso dos pacientes oncológicos a um dos exames mais modernos (e caros, cerca de R$ 4.500,00) da Medicina Nuclear, o PET Scan, a Resolução Normativa 211, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), publicada na edição de 12 de janeiro de 2010 do Diário Oficial da União, garantiria finalmente que cerca de 44 milhões de beneficiários dos planos de saúde teriam direito a 70 novas coberturas médicas e odontológicas, a partir de 7 de junho de 2010, incluindo o PET scan, ou PET CT, EM ALGUNS CASOS RESTRITOS.

A Normativa, publicada no site da ANS (www.ans.gov.br), determina a obrigatoriedade por parte dos planos de saúde de dar cobertura total ao PET-Scan oncológico nas requisições médicas de pacientes portadores de câncer pulmonar de células não pequenas (para estadiamento e caracterização de lesões), e nos linfomas (para estadiamento, avaliação da resposta terapêutica e monitoramento da recidiva).

As restrições das operadoras a este exame até hoje refletem uma preocupação ao mesmo tempo corporativista e mercantilista, pois temem grande impacto nos custos e consequente diminuição nas obesas margens de lucros. Contudo, sabe-se, através da experiência internacional, que o exame apresenta grande efetividade clínica e excelente relação custo-benefício quando indicado e executado adequadamente.

Clique na imagem para ampliar  
Passei pelo PET Scan aqui em Manaus, no dia 21/03/2011, como parte dos exames de avaliação da resposta terapêutica e monitoramento da recidiva recomendados pelo meu médico em virtude do tratamento que faço de um linfoma não-Hodgkin, desde 08/2009. Sou segurado do GEAP e fui, por acaso, o primeiro beneficiário desse plano a fazer o exame em Manaus, mesmo porque ele só passou a ser realizado por aqui no início deste ano. (E, acreditem, este é o tipo de pioneirismo que não faz a minha cabeça). A cobertura, em atendimento à Resolução Normativa 211, foi completa.

Se o seu plano é Unimed, Bradesco Saúde, Golden Cross ou qualquer outro, não importa, todos eles são obrigados a cobrir integralmente o PET Scan nos casos citados. Se ainda não houver convênio celebrado entre a sua operadora e a clínica onde deseja fazer o exame, dê um jeito de pagar o exame, reúna os comprovantes e requeira o reembolso devido.

No blog Superando o Câncer!, de meu amigo Edson Leite, encontra-se uma listagem dos locais onde é possível fazer o PET Scan no Brasil. Aqui em Manaus, o endereço do Laboratório onde eu fiz é:
IMAGEM MOLECULAR (Grupo Magscan/Prodimagem)
Av. Tarumã, 1179 - Praça 14 de Janeiro - Telefax: (92) 3234-6001
CEP 69.020-000 - Manaus – Amazonas

quarta-feira, 23 de março de 2011

2

Governo anuncia aqui em Manaus o aporte de R$ 4,5 bi em prevenção e tratamento do câncer de mama e de colo de útero

Estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta que, neste ano, o país terá aproximadamente 18,5 mil novos casos de câncer de colo do útero (ou cervical) e 49,2 mil de câncer de mama. O orçamento do Ministério da Saúde deste ano destina R$ 261,679 milhões a ações de prevenção ao câncer, sendo R$ 176,26 milhões para o câncer de mama e R$ 85,4 milhões para o de colo de útero.
Os recursos, que compõem a Política Nacional de Atenção Oncológica, serão aplicados, até 2014, no fortalecimento da atenção primária e da rede ambulatorial e hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS) e em campanhas de informação e conscientização à sociedade. Quando detectados precocemente, estes tipos de câncer apresentam elevados potenciais de sobrevida e possibilidade de cura.
A Presidente da República, acompanhada do ministro da Saúde, anunciou ontem, aqui em Manaus, ações de fortalecimento da rede de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama e do câncer de colo de útero, que receberão investimentos de R$ 4,5 bilhões ao longo dos próximos quatro anos.
Ela disse que o câncer é curável se for detectado no início, e que ela mesma foi beneficiada por uma ação pessoal preventiva, fazendo referência ao linfoma que descobriu e tratou meses antes das eleições e expressou seu desejo de que todas as mulheres tenham acesso às mesmas condições que ela teve.
Entrando em detalhes, o ministro disse que a meta do Ministério da Saúde, executor do programa, é ampliar com qualidade o acesso às medidas preventivas e de diagnóstico precoce do câncer de colo do útero e do câncer de mama, bem como ao tratamento dos casos identificados.
 “Entre um conjunto de ações que estamos planejando para melhorar a saúde da mulher, priorizamos a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do câncer de mama e de colo do útero. Com o plano, vamos garantir no SUS, na rede pública de saúde, serviços de qualidade para o atendimento de todas as mulheres”, declarou o ministro.
Livro: Comida que Cuida – Câncer
O laboratório farmacêutico Sanofi-Aventis lançou no dia primeiro deste mês a segunda edição do livro “Comida que cuida – Mais cor no prato e na vida durante o tratamento de câncer”.
Com visual repaginado e capítulos adicionais, traz 103 receitas de entradas, lanches e sobremesas estimulantes, baratas e fáceis de fazer, com o objetivo de despertar o apetite prejudicado dos pacientes oncológicos em tratamento de quimioterapia e/ou radioterapia, orientando quem está com dificuldades para se alimentar nesta fase.
Para Tatiana de Oliveira, nutricionista do Centro de Combate ao Câncer e uma das consultoras da nova edição, o livro pode ser um guia para essa situação, indicando o que comer, mas também como preparar os alimentos, levando em conta os efeitos colaterais do tratamento, como alteração no paladar, olfato prejudicado ou gosto metálico permanente na boca.
O livro, com receitas testadas e selecionadas por pacientes, busca uma proposta inovadora, abordando o assunto de forma simples e bem-humorada, proporcionando informações que podem servir de base para uma alimentação saudável, balanceada e variada para a pessoa em tratamento, mas de nenhuma forma restritiva.
Em um capítulo especial dedicado à alimentação infantil no tratamento oncológico, pais e cuidadores encontram sugestões de refeições nutritivas e dicas para estimular o apetite das crianças durante o tratamento.
Um outro capítulo, voltado para as mulheres em tratamento do câncer de mama, enfatiza a importância do controle do peso.
Nos últimos quatro anos já foram distribuídos 25 mil livros do Comida que Cuida 1, de Macapá, no Amapá, a Bagé, no Rio Grande do Sul, beneficiando mais de 215 instituições de 20 estados brasileiros e 11 municípios. O livro faz parte de uma coleção que contempla em outros volumes também pacientes de diabetes e com problemas cardiovasculares
O livro é dirigido a pacientes em tratamento de câncer e pode fazer o download aqui.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

4

Se médicos pensam que são deuses, alguns oncologistas têm certeza

A Medicina já foi considerada, assim como o Magistério, um tipo de sacerdócio. Mas no mundo mercantilizado de hoje esta máxima já não tem sentido. O médico como todo mundo precisa sobreviver e pagar suas contas, comer, morar dignamente e ter, na sua profissão, uma margem que lhe permita progredir e melhorar de vida. O lucro - no caso do médico, o honorário - é o anabolizante do desenvolvimento numa sociedade capitalista, como a nossa. O grande problema é, como sempre, a ganância que leva muitos médicos a uma preocupação demasiada com o pecuniário em prejuízo da saúde do paciente. Hipócrates, com seu juramento ético, se tivesse vivido em nossos dias seria talvez considerado um ingênuo, ou um subversivo.
Encontrei neste sábado um velho amigo que não via há cerca de 6 anos. Conversa vai, conversa vem, me contou que seu irmão mais novo, de 54 anos, foi submetido há cerca de 6 meses a uma prostatectomia radical (retirada de toda a próstata) devido a um tumor maligno. Como conseqüência imediata, ele perdeu a capacidade de ereção e agora o câncer começa a se espalhar em processo de metástase.
Tanto quanto sei, seu irmão sempre levou uma vida saudável, sem vícios e, como a maioria dos homens conscientes nesta faixa etária, consultava o urologista anualmente, submetendo-se aos exames de caráter preventivo, medição da quantidade de antígeno prostático, PSA  (componente do sêmen), ultrassom transretal e toque retal.
Ele me disse que o tumor foi diagnosticado precocemente, pois, segundo os médicos, surgiu exatamente no intervalo anual entre um exame e outro e então decidiram manter o paciente, por cerca de dois longos anos apenas em observação, medindo regularmente os índices de PSA, até finalmente chegarem à conclusão de fazer a cirurgia radical.
Um dos métodos mais revolucionários na luta contra esta doença é a Braquiterapia de Próstata (do grego (brachys = curto; terapia = tratamento), técnica que chegou ao Brasil na década de 1990 e envolve a participação de vários especialistas, numa operação multidisciplinar com resultados comprovadamente muito eficazes. Seu custo é alto e ainda não tem cobertura pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas a justiça brasileira se tem pronunciado favoravelmente na grande maioria das demandas deste tipo.
Na maioria dos casos, a Braquiterapia é capaz de evitar a retirada da próstata. Consiste na introdução de “sementes radioativas” de Iodo-125 no interior da próstata, próximas ao tumor. O procedimento é feito pelo períneo, com o uso de finas agulhas, guiadas por uma ecografia transretal. As “sementes” são depositadas dentro da glândula e lá permanecem definitivamente liberando a dose de radiação necessária para conter o tumor. A aplicação é um procedimento muito pouco invasivo, não requer a internação do paciente, que pode ser admitido pela manhã e voltar para casa à tarde.
Pessoalmente, não tenho tido experiências muito boas com os médicos amazonenses, e freqüentemente ouço relatos escabrosos de amigos, parentes e colegas de trabalho insatisfeitos. Em 2002, após semanas de esforços repetitivos que me acarretaram uma séria inflamação no nervo sinovial e comprometeram temporariamente os movimentos da minha mão esquerda e dos dedos, tive um cruel e totalmente equivocado diagnostico de – pasmem! - hanseníase, corroborado por mais seis dermatologistas de Manaus (inclusive o presidente da Cooperativa dos Dermatologistas na época), após exames superficiais e pouco determinativos para um diagnóstico diferencial, e sem que nenhum desses profissionais, em nenhum momento, me tivesse pedido para tirar a camisa.
O curso superior de medicina foi implantado aqui com a colaboração de médicos de outros estados, apenas no ano de 1974, e ainda não transcorreu o tempo de exercício e de experiência acumulada para o desenvolvimento dialético de um, digamos, caldo substancial e consistente de cultura médica prática. Some-se a esse quadro todo um modelo equivocado de ensino superior que não estimula o desenvolvimento da cultura médica no profissional que, assim, poderia se atualizar e pesquisar em outras línguas, como em inglês, por exemplo. Na grande maioria, eles se limitam a utilizar e a reproduzir os conhecimentos muitas vezes mal adquiridos e já superados nos tempos de aprendizado. Há honrosas exceções, é claro, daqueles que buscam por seus próprios meios a fuga da mediocridade através da atualização, do aprimoramento e da especialização.
Até o ano passado, imaginem, em conversas com médicos aqui de Manaus, alguns sustentavam teimosamente que o Pet Scan não tinha aplicação na oncologia. Logo em seguida, em junho, a ANS incluiria sua aplicação no rol de procedimentos obrigatórios por parte dos Planos de Saúde nos casos de câncer de pulmão e de linfoma. Poderia me estender muito sobre isso tudo, mas prefiro ficar por aqui.
Apesar das características do caso do irmão desse meu amigo indicarem o contrário, espero sinceramente que este não tenha sido mais um irreparável e lamentável equívoco de timming e na escolha de uma terapia mais moderna e mais adequada, pois a braquiterapia, após duas décadas, não é algo propriamente novo em nosso país.

Post relacionado: Braquiterapia no tratamento do câncer de próstata – um depoimento, uma opção

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

7

Rapaz com câncer cerebral será cobaia de novo remédio

Britânico de 21 anos ficou desesperado ao receber diagnóstico, há 2 meses, e agora está disposto a testar produto experimental. Calum Elliot, de 21 anos, será medicado com uma droga ainda em fase experimental chamada IMA950 e acredita que o seu tratamento poderá ajudar outros pacientes com câncer, como o garotinho da foto, Alessandro, que conheci no Hemoam, aqui em Manaus.
Ele será o primeiro paciente a testar o este novo medicamento contra o câncer no cérebro. Descobriu a doença há dois meses e receberá a droga, ainda em fase experimental e indicada para pessoas diagnosticadas há pouco tempo com Glioblastoma Multiforme, a forma mais agressiva desse tipo de tumor.
Elliot contou à imprensa que antes de ter o câncer diagnosticado passou um ano e meio tratando epilepsia, imaginem. Devido ao insucesso dos medicamentos, foi submetido a novos exames que diagnosticaram o glioblastoma. O remédio, que será administrado na forma de injeções, ajuda o corpo a se recuperar e treina o sistema imunológico para reconhecer e destruir as células malignas.
Segundo o chefe do Serviço de Oncologia Clínica do Inca (Instituto Nacional do Câncer), Daniel Herchenhorn, o glioblastoma, embora mais comum em adultos de mais idade, pode atingir jovens e evoluir rápido. “O diagnóstico é quase uma surpresa e o paciente costuma ter quadros de dor de cabeça, paralisia, crise convulsiva e perda de força muscular”.
Para Allan James, oncologista que trata o britânico, a droga não pode ser considerada a cura, mas um avanço no tratamento deste câncer, que envolve cirurgia, quimioterapia e radioterapia, e ainda assim é de difícil solução. O câncer no cérebro não é muito comum, e o número de óbitos é proporcional à baixa incidência. De acordo com o Inca, no Rio, de 2003 a 2007, a taxa de mortalidade por 100 mil habitantes foi 3,78 mulheres e 4,06 homens.
Edição de ilustração pelo autor. Condensado de http://odia.terra.com.br
Vacina extende sobrevida de pacientes de Gliobastoma Múltiforme em testes clínicos de fase II

Uma vacina que desperta o sistema imunológico para combater as células com a mutação genética que determina a forma mais agressiva de Glioblastoma Multiforme mostrou-se eficaz em ensaio clínico de fase II, aumentando a sobrevida dos pacientes desse tipo de tumor cerebral, segundo pesquisadores da Duke University e da University of Texas MD Anderson Cancer Center.

Dezoito pacientes recém-diagnosticados que foram vacinados após o tratamento padrão - cirurgia seguida de radioterapia e quimioterapia - tiveram sobrevida mediana de 26 meses contra 15 meses para os 17 pacientes que receberam tratamento padrão em um grupo de controle. Atualmente, a sobrevida média para pacientes recentemente diagnosticados com glioblastoma multiforme é de 14,6 meses.

Pacientes vacinados também experimentaram um longo período antes do agravamento da doença, 14,2 meses, comparado com 6,3 meses para o grupo controle. Os efeitos colaterais foram limitados principalmente à irritação no local da injeção.

No entanto, a dimensão limitada da amostra (número de pacientes envolvidos no estudo) requer interpretação cuidadosa destes resultados. O próximo passo para a vacina, chamada de CDX-110, é um grande Ensaio Clínico de Fase III, que está em fase de planejamento.

Os pesquisadores consideram a introdução de vacinas no tratamento do glioblastoma como mais uma maneira de converter os tumores mais letais da doença em doenças crônicas, tratáveis a longo prazo. A evolução do tratamento nos últimos anos, incluindo a aprovação da quimioterapia com temozolomida, têm aumentado a sobrevida esperada de cerca de sete meses a 14 anos.
Traduzido e condensado de cancernews, com editorial e edição de ilustração pelo autor. Leia matéria original aqui. 
A luta do pequeno Alessandro
Ele é um desses garotinhos arredios no primeiro contato. Quase não fala, ainda, mas agita. Depois vai se soltando, soltando, aos poucos, abrindo aquele sorriso inocente que só as crianças sabem e, depois de alguns minutos, já éramos como velhos amigos, apesar dele ter apenas 2 anos de idade. Nós nos conhecemos na semana passada, no Hemoam, enquanto esperávamos nossa vez de fazer a quimioterapia.
Quem o vê de longe, brincando e correndo como qualquer criança custa a acreditar nas dificuldades que ele já superou em tão pouco tempo de vida. Há 8 meses, com pouco mais de 1 ano de idade, Alessandro passou por uma cirurgia para extirpar um tumor cerebral que acabou comprometendo seu olho direito, e agora faz sessões de quimioterapia. Ele estava acompanhado de sua mãe, que nos contou sua incrível história.
Só nos resta torcer para que as novas drogas como estas que estão sendo testadas revelem sua efetividade e venham a ser aprovadas o mais breve possível pelos órgãos de controle, e que os custos não sejam proibitivos.
De qualquer maneira o pequeno Alessandro já é um vencedor!

domingo, 24 de outubro de 2010

2

Parabéns Manaus!

Manaus completa hoje 341 anos. Depois de semanas de estiagem, logo cedo começou a chover intensamente, com fortes ventos. O dia ficou agradável, com um ventinho que não costuma dar o ar de sua graça. Parece até que os Deuses das lendas amazônicas, do Jurupari, das cosmogonias fantásticas da cultura dos índios Dessana resolveram marcar esta data banhando a cidade e limpando o véu atmosférico, há meses manchado pela fumaça encardida das queimadas criminosas, ou, no mínimo, inconscientes.
Afinal seu nome, Manaus, significa “Mãe dos Deuses”, em homenagem à nação indígena dos Manaós, que habitavam o sítio onde hoje se localiza a cidade, fundada em 1669 com o Forte de São José do Rio Negro. Ficou mundialmente conhecida no princípio do século XIX, início do ciclo da borracha.
Sexta cidade mais rica do País, segunda maior região metropolitana da região Norte e a 12ª do Brasil, somente após a criação da Zona Franca de Manaus, hoje o maior centro financeiro da região, em 1967, voltou a experimentar o surto de desenvolvimento do início do século passado, o que a habilitou para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.

domingo, 18 de julho de 2010

3

Frio em Manaus?


O domingo amanheceu frio e chuvoso em Manaus. Poucas pessoas na rua dão a dimensão do que representa um friozinho para o amazonense: basta que a temperatura caia um grauzinho e o povo já começa a se agasalhar e a tiritar. Nunca vi Manaus tão fria e com tanta chuva nesta época do ano.

Esse é um fenômeno bem conhecido dos meteorologistas e geólogos que trabalham aqui na região, devido prncipalmente ao avanço de uma massa de ar frio vinda da Antártica, associada com o efeito La Niña. O fenômeno já era previsto pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão responsável pela análise climática. As temperaturas vinham baixando em Manaus desde sexta-feira quando a máxima na capital havia atingido 28,5 graus. 

A temperatura mínima nesta manhã em Manaus é de 21 graus, o que realmente representa um frio considerável para o amazonense, acostumado a médias em torno dos 30 graus.

Segundo o Inmet, quantidade de chuvas que cai nesta época do ano também é atípica. Até o dia 16 de julho já havia chovido todo o esperado para o mês. O fenômeno La Niña  causa o resfriamento das águas do Oceano Pacífico. As consequências são chuvas acima da média. Em 2009, o Amazonas teve 61 dias de chuva. Segundo o Inmet o número já foi superado em 2010.

A previsão para Manaus nos próximos dias é que a temperatura mínima fique em 24 graus e a máxima em 31. 

Eu prefiro esse clima, em torno dos 20 graus. Acho mais saudavel, mais civilizado. Estou viajando até Vitória, Espírito Santo, à serviço,daqui a pouco, e vou ficar durante 12 dias nesse clima agradável, usufruindo da hospitalidade do capixaba e daquela bela cidade.

sábado, 26 de junho de 2010

0

Número de neoplasias diagnosticadas no Amazonas tem aumento de 8% em 2010.


O setor de Estatística da Fundação Centro de controle de Oncologia do Estado do Amazonas – FCECON divulgou os números dos quatro primeiros meses de 2010 para as neoplasias malignas diagnosticadas na Fundação. No acumulado dos meses até Abril, já foram 446 casos identificados, um aumento de 8% em relação ao ano passado, quando o número foi de 413 casos.

Os meses que mais apresentaram variação foram: março, com um aumento de 45%, variando de 110 para 160 casos; e abril, que apresentou uma situação inversa, os casos diminuíram de 122 para 77, equivalente a 36,9%.

Na divisão dos casos por sexo, o número de tumores diagnosticados nas mulheres teve um crescimento maior que o dos homens. Enquanto em 2009 foram registrados 254 tumores em mulheres (159 em homens), em 2010 esse número subiu para 276 (170 para os homens).

Além do aumento no número dos tumores mais comuns, como os de mama, colo de útero e próstata, outros tipos menos conhecidos também contribuíram para o crescimento nos diagnósticos, como os Linfonodos, que nos primeiros quatro meses de 2009 correspondiam a 11 casos, e neste ano mais que dobraram, chegando a 25; e os de cólon, que subiram de 1 para 10 casos.

Alguns casos como o câncer de pele e os tumores ósseos, não apresentaram grandes variações e mantiveram número semelhante ao de 2009.
http://www.fcecon.am.gov.br

quinta-feira, 3 de junho de 2010

0

Early Mornin' Rain - Peter, Paul & Mary


Hoje o dia amanheceu chovendo logo cedo aqui em Manaus. Acontece muito isso em dias de feriado, por aqui. Depois, no primeiro dia útil seguinte, abre o maior solzão e ficamos olhando meio putos através da janela do escritório. 

Estamos em pleno coração do Trópico Úmido e por aqui as médias pluviométricas (volume de água das chuvas) ficam entre 250mm e 350mm nos meses de fevereiro, março, abril, maio e primeira quinzena de junho, normalmente.

Aprecio demais essa velha canção country pelo equilíbrio da sonoridade vocal cristalina que os cantores conseguiram, e pela simplicidade das coisas que a letra evoca com sofisticação, sem pieguismo. Vejam só:
 
Early Mornin Rain
Nas Manhãs Chuvosas


In the early mornin’ rain
Nas manhãs chuvosas
With a dollar in my hand
Com um dólar em minha mão
And an aching in my heart
E com o coração dolorido
And my -pockets full of sand
E os bolsos cheios de areia
I’m a long ways from home
Estou bem longe de casa
And I missed my loved one so
E sinto falta da minha amada também
In the early mornin’ rain
Na manhã chuvosa
With no place to go
Sem ter para onde ir


Out on runway number nine
Na rodovia número nove
Big 707 set to go
O grande 707 pronto para decolar
Well I’m out here on the grass
Mas estou aqui no gramado
Where the pavement never grows
Onde o asfalto nunca cresce
Where the liquor tasted good
Onde a bebida é gostosa
And the women all were fast
E as mulheres são todas rápidas
There she goes my friend
Lá vai ele, meu amigo
She’s rolling out at last
Finalmente esta se movendo


Hear the mighty engines roar
Ouça o ruído dos motores potentes
See the silver wing on high
Veja a asa prateada nas alturas
She’s away and westward bound
Ele está indo para o oeste
For above the clouds she flies
Voando por cima das nuvens
Where the mornin’ rain don’t fall
Onde a chuva da manhã não cai
And the sun always shines
E o sol sempre brilha
She’ll be flying over my home
Ele passará sobre a minha casa
In about three hours time
Dentro de três horas


This ol’ airport’s got me down
Este velho aeroporto me entristece
It’s no earthly good to me
Não há nenhum lugar bom para mim
‘Cause I’m stuck here on the ground
Porque estou grudado neste chão
Cold and drunk as I might be
Gelado e bêbado, como eu estou
Can’t jump a jet plane
Não posso pular para um avião
Like you can a freight train
Como você pode pular para um trem de carga
So I best be on my way
Então é melhor tomar meu rumo
In the early mornin’ rain
Na manhã chuvosa
So I best be on my way
É melhor tomar meu rumo
In the early mornin’ rain
Na manhã chuvosa
So I best be on my way
É melhor tomar meu rumo
In the early mornin’ rain
Na manhã chuvosa.