Mostrando postagens com marcador Amazonas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Amazonas. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 21 de junho de 2012

0

Amazonas: Atenção oncológica terá melhorias no segundo semestre de 2012


A elevação de cinco para nove no número de salas de cirurgia, possibilitando um aumento de 60% no quantitativo de procedimentos cirúrgicos é uma das melhorias previstas para ocorrerem ainda no segundo semestre de 2012 na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), informou o diretor-presidente da instituição, o pneumologista Edson de Oliveira Andrade. Outra grande novidade é a instalação do Acelerador Linear - aparelho de ponta, utilizado no tratamento radioterápico (radiação curativa) e que já está na Fundação Cecon. A previsão é que ele comece a ser utilizado em 2013.

Oliveira destacou que outras mudanças, tais como a ampliação dos leitos de UTI para adultos e a conclusão da UTI infantil – hoje em fase de implantação – também estão previstas para o mesmo período. A primeira delas já teve a expansão do número de leitos iniciada, passando de cinco para sete na última semana. Para tanto, houve também a ampliação dos contratos com cooperativas de médicos intensivistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem. “Cerca de 70% das cirurgias realizadas no hospital demandam UTI, já que são de alta complexidade e duram entre 6 e 12 horas”, explica.

A instalação do Acelerador Linear - aparelho de ponta utilizado no tratamento radioterápico (radiação curativa) e que já está na Fundação Cecon tem previsão de início de operação em 2013, já que aguarda a construção da Casamata – sala com reforço de concreto que o abrigará e cuja licitação está em fase de conclusão. A obra terá a duração de seis meses e, em seguida, o aparelho passará pela fase de testes para ser incorporado ao Serviço de Radioterapia da FCecon.

O acelerador possibilitará, além do aumento de aproximadamente 80% na oferta de tratamento radioterápico, a adoção de novas técnicas de radioterapia, a exemplo da chamada “conformacional tridimensional”, necessária nos casos de câncer de próstata e que hoje é feita na rede particular por pacientes da rede pública, por meio de contrato firmado com o Estado.

Investimentos e agenda positiva

Entre 2010 e 2011 o orçamento autorizado para a FCecon aumentou em mais de R$ 3 milhões, passando de R$ 54 milhões para pouco mais de R$ 57 milhões, um acréscimo de 5,6%. O número de atendimentos também sofreu crescimento. Segundo mostram as estatísticas, em 2010 foram realizados 821.611 atendimentos e em 2011, 855.082, 4,1% a mais que no ano anterior.

Para este ano o orçamento total é de R$ 70 milhões, ou seja, R$ 13 milhões a mais que em 2011, um acréscimo programado de 22,8%. A partir dele, será possível realizar procedimentos tais como os previstos no cronograma denominado “Agenda Positiva”, a qual se resume em uma previsão de atendimentos a serem realizados em um período de 45 dias – a contar de 1º de junho -, os quais totalizam 111.833.

Entre eles estão 108.602 procedimentos ambulatoriais, 2.558 hospitalares, 17.042 consultas, 456 internações e 673 novos inscritos – novos pacientes.

Também fazem parte da agenda a realização de 4,4 mil procedimentos odontológicos, 9,9 mil na área de enfermagem, 55,1 mil exames, 1,7 mil atendimentos de urgência e emergência, 271 cirurgias e aproximadamente 7,3 mil em radioterapia e quimioterapia.

Os números são fruto de uma perspectiva baseada em estatísticas dos últimos dois anos e considerando um crescimento gradativo da demanda.

A “Agenda Positiva” atende a uma orientação da Secretaria de Saúde, Susam, e prevê uma série de atividades que, embora sejam rotineiras, mostram a importância regional do hospital que é referência no tratamento do câncer em toda a Amazônia Ocidental, tendo em vista os números significativos no atendimento.

Atenção oncológica

“O câncer exige uma atenção que não fica só no médico. É de caráter integral de uma equipe multidisciplinar”, explicou Edson Andrade. Assegurando que a equipe da fundação é extremamente qualificada para o trabalho que presta à população do Amazonas e estados e países vizinhos que procuram atendimento da unidade hospitalar. “Hoje, além de vários mestres, a FCecon possui cinco doutores, o que mostra que a equipe é altamente qualificada”.

Outra peculiaridade da fundação são as residências em oncologia clínica, oncologia cirúrgica e cirurgia de cabeça e pescoço, as quais tornam a instituição não só um centro de atenção, mas também de formação e qualificação de profissionais.

Fonte aqui

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

1

Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele no Amazonas


Os efeitos do sol são cumulativos. Uma queimadura hoje pode virar um câncer amanhã. As pessoas que tiveram melanoma são propensas a terem novamente. O protetor solar é indispensável e deve ser aplicado com generosidade de duas em duas horas, e a pele deve receber o produto meia hora antes da exposição solar.
Neste sábado, dia 26, aproximadamente 40 profissionais estarão diagnosticando gratuitamente a doença, das 9 às 15 h, nos seguintes locais: Fundação de Medicina Tropical (FMT), Fuam, FCecom e Ambulatório Araújo Lima.Participe!

De acordo com a Fundação Alfredo da Mata (Fuam), 3.281 casos de câncer de pele foram registrados ao longo de 11 anos no Amazonas.

Desde que o início de operação da Fundação, o número de pessoas diagnosticadas com câncer de pele aumentou 36%. Do total da demanda atendida pela unidade, 90% dos casos são solucionados.

Neste sábado (26), pelo menos 40 dermatologistas farão parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele (CNPCP) no Amazonas, que será realizada das 9h às 15h.

Os profissionais devem fazer consultas gratuitamente à população e orienta a respeito da doença na Fundação de Medicina Tropical (FMT), Fuam, FCecom e Ambulatório Araújo Lima. As unidades também devem fazer exames para a detecção do câncer.

No Amazonas, a campanha está sendo organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) do Estado. De acordo com a presidente da regional, Valeska Albuquerque Francesconi, a estimativa é de que pelo menos 400 pessoas sejam atendidas.

“Estamos com dados alarmantes de casos de câncer de pele e precisamos trabalhar para que a população tenha condições de detectar a doença o quanto antes, para aumentar as chances de cura”, afirmou. Valeska informou também que é preciso estar atento a manchas de pele que aumentam, trocam de cor ou desaparecem ao longo do tempo.

“Além dessas observações, é preciso ter o cuidado de se proteger do sol. Como o Ministério da Saúde ainda não distribui protetor solar, para quem não tem condições de comprar, pode se proteger com roupa mesmo”, explicou.


Em 2009, a SBD recebeu a certificação no Guinness Book por ter organizado a maior campanha médica do mundo, realizada em um único dia, e a maior campanha de prevenção ao câncer de pele mundial, com mais de 34 mil atendimentos no Brasil.

Com isso, o País passou a deter o recorde que, até então, pertencia à Academia Americana de Dermatologia (AAD). Esta é a 13ª edição da campanha.
Fonte aqui
 
Atualização do post em 29/11/2011:

Comparecemos ao Ambulatório Araújo Lima, aqui em Manaus, Felipão (meu filho caçula) e eu para participarmos da Campanha. Não tive ainda acesso à informação sobre a adesão da população. No local (eram 4 postos de atendimento na cidade) haviam comparecido apenas 43 pessoas até as 1:30 h. Na foto, momento em que o Felipe era examinado, no dia em que completava 18 anos. Depois fomos almoçar juntos. Muita saúde e juizo ao meu querido Phil.

domingo, 18 de julho de 2010

3

Frio em Manaus?


O domingo amanheceu frio e chuvoso em Manaus. Poucas pessoas na rua dão a dimensão do que representa um friozinho para o amazonense: basta que a temperatura caia um grauzinho e o povo já começa a se agasalhar e a tiritar. Nunca vi Manaus tão fria e com tanta chuva nesta época do ano.

Esse é um fenômeno bem conhecido dos meteorologistas e geólogos que trabalham aqui na região, devido prncipalmente ao avanço de uma massa de ar frio vinda da Antártica, associada com o efeito La Niña. O fenômeno já era previsto pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão responsável pela análise climática. As temperaturas vinham baixando em Manaus desde sexta-feira quando a máxima na capital havia atingido 28,5 graus. 

A temperatura mínima nesta manhã em Manaus é de 21 graus, o que realmente representa um frio considerável para o amazonense, acostumado a médias em torno dos 30 graus.

Segundo o Inmet, quantidade de chuvas que cai nesta época do ano também é atípica. Até o dia 16 de julho já havia chovido todo o esperado para o mês. O fenômeno La Niña  causa o resfriamento das águas do Oceano Pacífico. As consequências são chuvas acima da média. Em 2009, o Amazonas teve 61 dias de chuva. Segundo o Inmet o número já foi superado em 2010.

A previsão para Manaus nos próximos dias é que a temperatura mínima fique em 24 graus e a máxima em 31. 

Eu prefiro esse clima, em torno dos 20 graus. Acho mais saudavel, mais civilizado. Estou viajando até Vitória, Espírito Santo, à serviço,daqui a pouco, e vou ficar durante 12 dias nesse clima agradável, usufruindo da hospitalidade do capixaba e daquela bela cidade.

sábado, 26 de junho de 2010

0

Número de neoplasias diagnosticadas no Amazonas tem aumento de 8% em 2010.


O setor de Estatística da Fundação Centro de controle de Oncologia do Estado do Amazonas – FCECON divulgou os números dos quatro primeiros meses de 2010 para as neoplasias malignas diagnosticadas na Fundação. No acumulado dos meses até Abril, já foram 446 casos identificados, um aumento de 8% em relação ao ano passado, quando o número foi de 413 casos.

Os meses que mais apresentaram variação foram: março, com um aumento de 45%, variando de 110 para 160 casos; e abril, que apresentou uma situação inversa, os casos diminuíram de 122 para 77, equivalente a 36,9%.

Na divisão dos casos por sexo, o número de tumores diagnosticados nas mulheres teve um crescimento maior que o dos homens. Enquanto em 2009 foram registrados 254 tumores em mulheres (159 em homens), em 2010 esse número subiu para 276 (170 para os homens).

Além do aumento no número dos tumores mais comuns, como os de mama, colo de útero e próstata, outros tipos menos conhecidos também contribuíram para o crescimento nos diagnósticos, como os Linfonodos, que nos primeiros quatro meses de 2009 correspondiam a 11 casos, e neste ano mais que dobraram, chegando a 25; e os de cólon, que subiram de 1 para 10 casos.

Alguns casos como o câncer de pele e os tumores ósseos, não apresentaram grandes variações e mantiveram número semelhante ao de 2009.
http://www.fcecon.am.gov.br

quinta-feira, 3 de junho de 2010

0

Early Mornin' Rain - Peter, Paul & Mary


Hoje o dia amanheceu chovendo logo cedo aqui em Manaus. Acontece muito isso em dias de feriado, por aqui. Depois, no primeiro dia útil seguinte, abre o maior solzão e ficamos olhando meio putos através da janela do escritório. 

Estamos em pleno coração do Trópico Úmido e por aqui as médias pluviométricas (volume de água das chuvas) ficam entre 250mm e 350mm nos meses de fevereiro, março, abril, maio e primeira quinzena de junho, normalmente.

Aprecio demais essa velha canção country pelo equilíbrio da sonoridade vocal cristalina que os cantores conseguiram, e pela simplicidade das coisas que a letra evoca com sofisticação, sem pieguismo. Vejam só:
 
Early Mornin Rain
Nas Manhãs Chuvosas


In the early mornin’ rain
Nas manhãs chuvosas
With a dollar in my hand
Com um dólar em minha mão
And an aching in my heart
E com o coração dolorido
And my -pockets full of sand
E os bolsos cheios de areia
I’m a long ways from home
Estou bem longe de casa
And I missed my loved one so
E sinto falta da minha amada também
In the early mornin’ rain
Na manhã chuvosa
With no place to go
Sem ter para onde ir


Out on runway number nine
Na rodovia número nove
Big 707 set to go
O grande 707 pronto para decolar
Well I’m out here on the grass
Mas estou aqui no gramado
Where the pavement never grows
Onde o asfalto nunca cresce
Where the liquor tasted good
Onde a bebida é gostosa
And the women all were fast
E as mulheres são todas rápidas
There she goes my friend
Lá vai ele, meu amigo
She’s rolling out at last
Finalmente esta se movendo


Hear the mighty engines roar
Ouça o ruído dos motores potentes
See the silver wing on high
Veja a asa prateada nas alturas
She’s away and westward bound
Ele está indo para o oeste
For above the clouds she flies
Voando por cima das nuvens
Where the mornin’ rain don’t fall
Onde a chuva da manhã não cai
And the sun always shines
E o sol sempre brilha
She’ll be flying over my home
Ele passará sobre a minha casa
In about three hours time
Dentro de três horas


This ol’ airport’s got me down
Este velho aeroporto me entristece
It’s no earthly good to me
Não há nenhum lugar bom para mim
‘Cause I’m stuck here on the ground
Porque estou grudado neste chão
Cold and drunk as I might be
Gelado e bêbado, como eu estou
Can’t jump a jet plane
Não posso pular para um avião
Like you can a freight train
Como você pode pular para um trem de carga
So I best be on my way
Então é melhor tomar meu rumo
In the early mornin’ rain
Na manhã chuvosa
So I best be on my way
É melhor tomar meu rumo
In the early mornin’ rain
Na manhã chuvosa
So I best be on my way
É melhor tomar meu rumo
In the early mornin’ rain
Na manhã chuvosa.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

0

Entrega da Ponte sobre o Rio Negro é adiada para outubro de 2010

PonteManaus-Iranduba01
Ela poderá ser vista a 30 quilômetros de distância e vai facilitar o escoamento das produções do interior do Estado para a capital, que é o maior centro consumidor. Volume de concreto equivale a dois Maracanãs.

O novo prazo (inicialmente previsto para o mês de março) de entrega da Ponte Sobre o Rio Negro, que ligará Manaus ao município de Iranduba, é outubro de 2010. Pesquisas geológicas mostraram que novas tecnologias e equipamentos terão que ser utilizados para fixar o concreto na rocha abaixo do leito do rio, o que também implicará em novos custos que ainda estão sendo discutidos entre o governo e o Consórcio Rio Negro - formado pelas construtoras Camargo Corrêa e Construbase -, que executa a obra.

As enchentes do rio Negro em 2009 – as maiores já registradas desde 1953 -, também atrapalharam o cronograma. A construção agora está recebendo o apoio de balsas que se transformam em canteiros de obra, cujo orçamento e do anel rodoviário em seu entorno é de R$ 574 milhões. Apesar de contar com financiamento do BNDES, ela não faz parte do rol de construções do PAC.

Principal projeto entre os que integram as frentes de intervenção da chamada Região Metropolitana de Manaus, a ponte sobre o Rio Negro fará a ligação entre a Ponta do Ouvidor, no bairro da Compensa, em Manaus, e a Ponta do Pepeta, em Iranduba. Com mais de 3.600 metros de extensão, ela se constituirá na maior ponte fluvial do Brasil e na segunda maior do mundo - perdendo apenas para a de Ciudad Bolivar, sobre o rio Orinoco, na Venezuela. Seu projeto de construção tem dois trechos convencionais e dois estaiados, ou seja, suspensos por cabos ou estais, localizados na parte central do rio, sustentados por uma torre em forma de diamante.
ponte1
Em conjunto com o gasoduto Coari/Manaus, a ponte dará a esses municípios uma nova dinâmica econômica, barateando o escoamento da produção agrícola, fazendo a integração regional e, ainda, incrementando o turismo e o desenvolvimento urbano. Com isso, milhares de amazonenses serão beneficiados e não só os municípios que fazem parte aqui do outro lado do Rio Negro, como também os municípios do Baixo e Alto Solimões, totalizando mais de trinta cidades e povoados.

Atualmente, a travessia do rio Negro é feita por balsas que levam até 40 minutos para cruzar de uma margem a outra. Com a ponte, o trajeto levará menos de 10 minutos. A projeção é que a construção receba um fluxo semanal próximo dos 15 mil veículos. No entanto, como a ponte foi planejada para suportar o crescimento da região até 2060, seu projeto pode receber o dobro do fluxo de veículos esperado em sua inauguração.

A construção da ponte é hoje o empreendimento que mais emprega mão de obra em Manaus. São mais de 3.300 trabalhadores diretos e 8 mil indiretos.
==============================
Hoje é o dia mundial de combate ao câncer

domingo, 4 de abril de 2010

0

Estoque Crítico na Semana Santa

DESENHO DOANDO SANGUE
Hemocentro convida doadores para regularizar o estoque antes do feriado da Semana Santa
 

A Fundação HEMOAM está convidando doadores de sangue a comparecer aos postos de coleta antes do feriado prolongado da Semana Santa com o objetivo de regularizar o estoque. O convite é para todos os tipos sanguíneos, especialmente os tipos “O” com fator Rh positivo e negativo.
 

Para ajudar na regularização, haverá coleta com a unidade móvel, o Vampirão, na quarta-feira, dia 31, na Escola Superior de Ciências da Saúde, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), localizada na avenida Carvalho Leal, s/n, Cachoeirinha. O Vampirão visitou também as escolas estaduais Estelita Tapajós (30) e Alfredo Linhares (27).
 

Para doar sangue basta comparecer a um dos postos de coleta do HEMOAM, munido de carteira de identidade ou documento oficial com foto, além com boa saúde, é preciso ter entre 18 e 65 anos e pesar acima de 50 quilos. Não pode estar em jejum. O candidato deve, ainda, evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação. 

Além da unidade móvel, a doação de sangue também pode ser feita na sede do HEMOAM, na avenida Constantino Nery, 4397, ao lado do Vivaldão (sede do Hemocentro), e no posto avançado da maternidade Ana Braga (Bola do São José I).

quinta-feira, 11 de março de 2010

0

Unip Cadastra Doadores de Medula Óssea em Manaus

doe vida A Universidade Paulista (UNIP) recebeu ontem, dia 10 de março, a equipe de captação de doadores da Fundação HEMOAM , de 18 às 21 horas, para campanha de Cadastro de Doadores Voluntários de Medula Óssea. Os voluntários serão cadastrados no Redome, o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea. A atividade tem o apoio dos cursos de biomedicina e de enfermagem da UNIP.

Atualmente o HEMOAM tem cadastrados 44 pacientes na fila de espera para um doador compatível. Ações como esta visam aumentar o número de cadastrados no Redome. O HEMOAM já conseguiu cadastrar 13.311 voluntários. Estudos indicam que há uma chance a cada 100 mil candidatos de se achar alguém compatível fora da família.

Ao concordar em ser doador voluntário, o candidato preenche uma ficha de cadastro com todos os dados pessoais e de contato. Em seguida é feita a coleta de uma amostra de sangue (5 ml) para realização do exame de HLA, ou seja, histocompatibilidade. O exame determina as características genéticas do candidato.
Estas informações são disponibilizadas para todo o Brasil no registro nacional. 

Ao ser encontrado um doador compatível, o candidato à doação é convocado a fazer novos exames para confirmação. E se o perfil coincidir com o do paciente na fila de espera, o candidato decidirá se realmente quer doar. Qualquer pessoa com boa saúde, entre 18 e 55 anos, pode ser candidata a doar medula óssea.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

0

Miss Amazonas inicia campanha ‘Beleza contra o câncer’

campamnha
A miss Amazonas 2010, Lilian Lopes, iniciou no dia 26 de janeiro a campanha ‘Beleza contra o câncer’, que tem como objetivo arrecadar donativos, lençóis e material de construção para a Liga Amazonense Contra o Câncer (LACC) e para a Fundação e Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecom). Também participaram do lançamento da campanha as misses Terra, Beleza Latina e o representante do Amazonas no concurso Mister Brazil.

A campanha está sendo promovida pela coordenação geral do concurso Miss Amazonas 2010. Um dos coordenadores é o comunicador de televisão, Lucius Gonçalves, que é responsável pelos trâmites burocráticos da campanha. Segundo ele, a campanha vai ocorrer durante a permanência da Lilian Lopes como Miss Amazonas.

“Queremos incluir nas atividades da Miss Amazonas a ajuda às instituições beneficentes. A LACC (Liga Amazonense Contra o Câncer) é uma entidade que vive dos recursos da sociedade amazonense e ajuda pacientes de câncer em todo o nosso estado. É uma instituição que está precisando de recursos para terminar a construção de sua sede. Com essa campanha vamos também receber doações de materiais de construção para a conclusão da nova sede”, comentou Gonçalves.
miss_contra_cancer01
A Miss Amazonas 2010, Lilian Lopes, afirmou que quer retomar o trabalho das primeiras misses, que faziam ações beneficentes. Ela disse que vai conversar com diversos empresários para arrecadar o máximo de material de construção para terminar a construção da sede da LACC.

“Não estou nessa campanha (Beleza contra o câncer) para pedir dinheiro. Queremos mobilizar a sociedade em geral para arrecadar materiais de construção, donativos, lençóis e o que for preciso para amenizar o sofrimento dos pacientes de câncer”, declarou.

A diretora administrativa da LACC, Marília Martins, informou que os recursos arrecadados pela campanha serão encaminhados para a entidade que repassará para a FCecom. De acordo com ela, a FCecom faz em média 500 atendimentos diários. Ela afirmou que a LACC viabiliza recursos para ajudar no tratamento desses pacientes.

“A LACC é uma instituição beneficente que ajuda os pacientes que não possuem recursos para o tratamento de câncer. A gente ajuda de todas as formas, principalmente viabilizando um atendimento mais humanitário. O material de construção que for arrecadado, pela campanha será utilizado para finalizar a construção da nossa sede. Lá haverá um albergue para os pacientes do interior do Amazonas que fazem tratamento na capital. É importante enfatizar que não temos convênio com o Governo. Nossos recursos são todos provenientes de doações da sociedade em geral. A população em geral pode ajudar por meio do telefone, 2101-4900”.
miss_contra_cancer02
Desde 1955, a Liga Amazonense Contra o Câncer (LACC) é uma instituição sem fins lucrativos que, em parceria com a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecom), procura atender aos pacientes com câncer no Amazonas e do norte do país, com uma infra-estrutura completa de combate a doença.

A instituição tem a missão de garantir às pessoas que têm câncer a possibilidade de tratamento e cura, qualidade de vida e apoio aos seus familiares, além de desenvolver programas, projetos e ações de prevenção, detecção precoce, tratamento e assistência na área da oncologia.
Texto: Up Comunicação Inteligente
Fotos: Jota Jota 27 de Janeiro de 2010

sábado, 20 de fevereiro de 2010

0

Convênio para revitalização do Complexo Turístico da Ponta Negra

mirante  Após vencer a disputa para figurar entre as 12 capitais brasileiras que sediarão a Copa Mundial de Futebol de 2014, Manaus tem a chance captar investimentos federais para se preparar.

Além do moderníssimo estádio (leia post publicado em Estádio "Vivaldo Lima" para a Copa 2014) que será construído no local hoje ocupado pelo velho Estádio Vivaldo Lima, o complexo da praia da Ponta Negra - entre outras obras de revitalização previstas para o centro da cidade - passará por um processo profundo de reforma, em atendimento às exigências da Fifa, como os Fan Parks – locais onde os torcedores sem chance de ver os jogos no estádio terão a comodidade para assisti-los em telões instalados em locais como a Ponta Negra.
praia-cheia
Neste sentido, foi firmado convênio no valor de R$ 22 milhões, em outubro de 2009, entre a Prefeitura de Manaus e o Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo.

Aprecie a nova Ponta Negra, com torre mirante, terminal flutuante, área de praia expandida, teatro, restaurantes, praça de alimentação, área de esportes e estacionamento ampliado, obra da Prefeitura de Manaus que, no total, ficará em torno de R$ 80 milhões. É esperar pra ver!

O local é um dos pontos de Manaus onde a beleza natural da Amazônia é exuberante, o Rio Negro é belíssimo. Pena que a especulação imobiliária faz com que poucos poluam o visual em proveito próprio, como vem acontecendo há décadas em Camboriú, Fortaleza, Rio de Janeiro, entre outras cidades.
torre-fim-tarde-300x209

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

0

Risco de seca intensa na Amazônia pode ser 10 vezes maior em 2030

As chances de ocorrerem períodos de intensa seca na região da Amazônia podem aumentar dos atuais 5% (uma forte estiagem a cada 20 anos) para 50% em 2030 e até 90% em 2100, informam cientistas do Hadley Centre.


Seca – setembro de 2005. Maior seca do rio Amazonas em 30 anos. O Rio Negro é um afluente da margem esquerda. Manaus está situada na margem esquerda deste rio.


Cheia – Junho de 2009. Rio Negro, afluente da margem esquerda do rio Amazonas. Maior enchente desde 1902, superando a marca histórica de 1953.

As fotos acima mostram a região da praia da Ponta Negra, tendo ao fundo o imponente prédio do flat do Tropical Hotel Manaus. Percebam como é muito grande a diferença do nível das águas do Rio Negro.

Um dos casos estudados durante o encontro em março/2007 na Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, onde especialistas em mudanças climáticas debateram temas críticos sobre o futuro do planeta foi a forte seca ocorrida na região da Amazônia, há dois anos. As imagens de centenas de peixes apodrecendo no rio Amazonas, o maior rio do planeta, chocaram o mundo. Eram as imagens da estiagem de 2005 na região da Amazônia. Em algumas áreas, a seca superou todos os recordes desde que se começou a medir estatísticas climáticas do local. O governo brasileiro teve de declarar estado de emergência.

O mundo pode ter esquecido a seca de dois anos atrás, mas a comunidade científica não. Especialistas tentam agora entender se o aquecimento global causou a seca e qual foi o grau de devastação causado por ela. Há consenso entre os cientistas de que a seca de 2005 não estava relacionada com o fenômeno El Niño, como grande parte das secas na Amazônia, mas sim com o aquecimento da superfície na área tropical do Atlântico do Norte.

'Colapso da Amazônia'


O professor de dinâmicas de mudanças climáticas da Universidade de Essex, na Grã-Bretanha, Peter Cox, diz acreditar que os mesmos fatores que causaram a estiagem devem se repetir. "Não podemos dizer com certeza que a seca como a que ocorreu em 2005 foi causada pelo aquecimento global", disse Cox. "Mas podemos dizer que a probabilidade de um evento como esse vai aumentar como conseqüência da mudança de clima induzida pelo homem, podendo se tornar bastante comum até o final do século", afirma Cox.


Fator humano


Há menos dúvidas sobre o impacto e a natureza rara da seca de 2005. "Foi muito atípica tanto pela localização como pela intensidade", diz Nobre."A maior parte da secas na Amazônia acontece no nordeste da floresta, mas esta começou no oeste e no sudoeste, e seu impacto se espalhou até o centro e o leste."

Próximo a Manaus, o nível do Amazonas chegou a ficar três metros abaixo da média. Muitas comunidades dependentes do rio para transporte ficaram ilhadas com a seca dos afluentes. Pela primeira vez, houve registro de incêndios generalizados no sudoeste.


Uma nova pesquisa do cientista Luiz Aragão, do Instituto de Mudanças no Meio Ambiente de Oxford, aponta a extensão dos incêndios. "Uma área de 2,8 mil quilômetros quadrados foi perdida devido a uma proliferação extensiva de incêndios em florestas", afirma o estudo. A pesquisa de Aragão mostra que os incêndios ocorreram principalmente em áreas onde há atividade humana. Em outras regiões afetadas pela seca, onde há poucas pessoas, como no sudeste do Peru, havia pouca evidência de fogos.


Alto impacto


As previsões mais alarmistas para a Amazônia indicam que a combinação de incêndios, secas, desmatamento, mudanças no uso da terra (como plantação de soja) e aquecimento global vão empurrar a Amazônia para o limite de um ciclo de destruição. Cientistas na conferência em Oxford alertam que não sabem ainda qual é o risco exato de isso acontecer, mas falam em "corredores de probabilidade".


Mas, por mais baixa que seja a probabilidade, mudanças na Amazônia devem ter um alto impacto no clima global.


Como disse um dos conferencistas: "você não entraria em um avião se você soubesse que há 10% de chance de ele cair".


Editado do texto original de
James Painter, da BBC Brasil
De Oxford, 23/03/07






sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

5

Receita de Mingau de banana



A banana Pacovã, ou da Terra, é nativa da Jamaica e seu uso foi difundido pelo Nordeste e Norte do Brasil. Contém 23 % de hidratos de carbono ,  proteínas, sais minerais (potássio, sódio, fósforo e cálcio), vitaminas A, B6 (que alivia os sintomas da tensão pré-menstrual) e é rica em fibras solúveis. Seu valor nutritivo é superior ao da maior parte das frutas frescas. Deve ser consumida madura, pois assim todo o amido já se converteu em açúcar, o que a torna mais facilmente assimilável.
Contrariamente ao que se crê é uma fruta de fácil digestão, indicada especialmente em casos de acidez e úlcera do estômago, como também em certas afecções do coração ou rins, nas quais é indispensável uma cura seca.

Aqui na Região Norte o mingau dessa fruta tem uso muito difundido para amenizar os efeitos colaterais da quimioterapia, dada a sua ação protetora local das paredes do sistema digestivo, revestindo e protegendo suas mucosas.

Além do alto valor nutritivo, equilibra o PH do organismo e é recomendada nos casos de gastrite. É utilizada para regular o intestino, o fígado, o estômago e os rins. Auxilia no tratamento das vias respiratórias, principalmente contra doenças como asma, tuberculose e pneumonia.
Uma banana média fornece cerca de um terço das necessidades diárias recomendadas de potássio e cerca de 100 calorias, sob a forma de frutose e amido, que o corpo transforma em energia. É por isso mesmo, muito usada pelos atletas que a consideram um anabolizante natural e uma ajuda contra as cãibras e contrações musculares.
A sua polpa, branca e saborosa, é um excelente alimento para crianças e idosos, uma vez que tem grande poder anti-raquítico, e em algumas regiões onde se cultiva, consome-se em vez do pão.
Aqui em Manaus, mesmo com uma produção grande de vários tipos de banana, a expressão “A preço de Banana” perdeu o sentido. Um kg da fruta chega a custar até R$ 5,00 nas feiras e supermercados. A unidade da pacovã está sendo vendida a 1 real.
Receita de mingau de banana (calorias: 200 ml de mingau/490 cal)
Ingredientes:
10 bananas da terra ou pacovã
2 litros de leite
1 lata de leite condensado
farinha de tapioca (1/4 de litro)
açúcar a gosto
sal e canela a gosto
Preparo:
Coloque de molho a farinha de tapioca em 1 litro de leite
Reserve por 15 minutos;
Enquanto isso coloque a banana sem casca para cozinhar;
Em seguida, bata todos os ingredientes no liquidificador e leve ao fogo médio por 10 minutos. Seu mingau está pronto para ser servido e você pode salpicar a canela o quanto quiser.
Receita da nutricionista Fernanda Lemos,@ 
http://portalamazonia.locaweb.com.br/